Notícias

Tecnologia e Indivíduo On-Demand: técnica e arte para transpor desafios

Kantar IBOPE Media divulga primeira edição do Data Stories, publicação mensal sobre temas atuais e relevantes da indústria de mídia e comunicação

São Paulo, 18 de agosto de 2020 – A adoção de novas tecnologias, em geral, é uma resposta a um desafio ou necessidade. Em um cenário em contaste transformação e com grandes rupturas, o futuro chega mais rápido. A atual crise provocada pela pandemia de Covid-19 impactou o nosso cotidiano e mudou hábitos e comportamentos da população, acelerando uma mudança que já estava em curso. De acordo com dados do Target Group Index Flash Pandemic, 56% dos brasileiros concordam que a crise do coronavírus serviu como estímulo para que as pessoas passassem a adotar melhor a tecnologia no dia-a-dia – um fenômeno que se repete em outros países da América Latina.

Estes e outros insights fazem parte da primeira edição do Data Stories, que irá apresentar todos os meses um compilado de informações sobre o cenário e as novas perspectivas relacionadas a temas atuais e relevantes da indústria de mídia e comunicação, usando como base diversos estudos e soluções da Kantar.

Conexão & Poder

A primeira edição foca em Tecnologia e apresenta um panorama sobre a forma com que as pessoas acessam a internet no Brasil, e sobre a qualidade desse acesso. Os dados indicam que 57% da população do país acessa a internet exclusivamente por meio de smartphones, e que o tipo de acesso feito depende muito do aparelho utilizado. Quanto menos devices são usados, menos interesse em atividades que vão além do envio de mensagens instantâneas e do acesso a redes sociais. Já quando o número de aparelhos que a pessoa utiliza rotineiramente aumenta, mais atividades são realizadas, como a troca de e-mails e a realização de compras online. Isso mostra que o espaço para a expansão de serviços ainda é grande, um desafio que ainda tem de ser vencido.

Outra característica desse momento é a experimentação: passando cada vez mais tempo em casa, os brasileiros se permitiram testar novas formas de acessar conteúdo. O Data Stories apresenta alguns insights do The Streaming Guide, estudo inédito da Kantar IBOPE Media, que mostram a força que o streaming vem conquistando no país. De acordo com o estudo, 98% dos usuários de internet consumem algum tipo de conteúdo via streaming de áudio ou vídeo, e 73% afirmam que o consumo de streaming de vídeo (pago ou gratuito) aumentou após o início da atual crise. Em 2020, o número de assinantes de serviços de streaming atingiu 36%, contra 29% no ano anterior.

Confira a íntegra do Data Stories – Tecnologia e o Indivíduo On-Demand no site da Kantar IBOPE Media.