Notícias

11% das marcas utilizaram celebridades em comerciais de janeiro a agosto deste ano

Campanhas representaram 17% do total de investimentos publicitários do período

shutterstock_153142547_P

De janeiro a agosto deste ano, das 2 mil marcas veiculadas em comerciais da TV aberta na Grande São Paulo, 11% escolheram celebridades para estrelar suas campanhas, que somaram 17% do total de investimentos publicitários.

Os dados são do Easy Celebridades, do IBOPE Media, e apontam também que 1/3 dessas marcas utilizaram a imagem de esportistas, que juntos corresponderam a 25% das veiculações.

No período analisado, o jogador Neymar e o apresentador Rodrigo Faro foram as celebridades que representaram o maior número de marcas, com participação em filmes de oito empresas diferentes cada um.

Entretanto, quando analisado o número de inserções do período, o cantor Carlinhos Brown aparece no top da lista, devido a sua participação nas campanhas do período eleitoral.

No total, atores, esportistas, músicos e apresentadores representaram quase a totalidade do volume de inserções com uso de celebridades no período. Nove em cada dez veiculações com celebridades utilizaram celebridades destas quatro áreas.

Percepção

Já quando o objetivo é analisar a imagem que as celebridades têm perante o público, dados do Celebrity DBI, do IBOPE Repucom, apontam que, entre as 15 personalidades que mais apareceram em comerciais no período analisado, os atributos mais bem avaliados delas foram a influência, recomendação, carisma e aspiracional.