Releases

80% dos superfãs de automobilismo acompanham a F1, aponta pesquisa do IBOPE Repucom

Stock Car (42%), a Fórmula Indy (32%) e a Fórmula Truck (30%) aparecem em seguida no levantamento

Às vésperas do Grande Prêmio do Brasil de Formula 1 – que acontece neste domingo, em Interlagos (SP), e pode decidir o campeonato entre pilotos – o IBOPE Repucom constatou, por meio da pesquisa Sponsorlink, que a Fórmula 1 é de longe a categoria de maior interesse (80%) entre os superfãs do automobilismo. A Stock Car (42%), a Fórmula Indy (32%) e a Fórmula Truck (30%) aparecem em seguida no levantamento.

A equipe Ferrari (37%) ainda tem a preferência de mais de um terço dos superfãs do esporte, mas na avaliação de lembrança de marca, a Red Bull está à frente da Ferrari e já é lembrada espontaneamente por 26% dos entrevistados, contra 22% da escuderia italiana.

O superfã de automobilismo compra mais produtos esportivos oficiais do que a população – e a diferença é grande – 25% contra 8% da população. Além disso, o patrocínio esportivo é um atributo importante no processo de decisão de compra, sendo que 42% dos superfãs afirmam que gostam de marcas que estão envolvidas em patrocínio esportivo, já entre a população esse índice é de 25%.

Realizado em setembro e outubro de 2014, o estudo Sponsorlink representa a população de internautas brasileiros e considera superfã quem declara ter “muito interesse” pelo esporte. O perfil dos superfãs de automobilismo é majoritariamente masculino (69%) e ganha destaque entre aqueles que estão na faixa dos 40 anos ou mais (34%, enquanto população é 26%) e com renda acima de R$5.241 (25%, enquanto população é 17%), quando comparado ao total da população de internautas brasileiros.

Sobre o IBOPE REPUCOM
Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE Repucom oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.

Siga-nos no Twitter: @IBOPEMedia