Notícias

A atenção como moeda de mercado

Nova edição do Data Stories, newsletter da Kantar IBOPE Media, revela os desafios das marcas em campanhas cross mídia

São Paulo, 18 de maio de 2021 – A edição de maio do Data Stories, conteúdo temático produzido mensalmente pela Kantar IBOPE Media, explora os desafios das marcas no processo de comunicação para encontrar seu público-alvo em suas diferentes campanhas cross mídia e os impactos da atenção (ou falta dela) para a publicidade.

Nunca se produziu tanto conteúdo quanto agora, assim como nunca foi tão fácil ter acesso à informação. Hoje, é difícil estabelecer fronteiras entre diferentes mídias, já que todas se complementam e interagem entre si. Nossos estudos indicam que a tendência é o aumento de consumo de mídia: mais tempo e em mais lugares.

Fonte: Kantar IBOPE Media | Instar Analytics | Total Ligados | Indivíduos | ATS 2019 x ATS 2020
Kantar IBOPE Media | Pesquisa Adhoc Rádio | Total Ouvintes | 13 RMs
Kantar IBOPE Media | Target Group Index Flash Pandemic

“Não à toa, houve um aumento considerável de marcas anunciantes nos últimos quatro anos, de 82.147 em 2017 para 95.295 em 2020. No entanto, a nossa capacidade de assimilar conteúdo não acompanha essa produção. Conquistar o olhar do público é um desejo para marcas e produtores de conteúdo”, explica Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.

Em 5 anos, o percentual de pessoas que sempre prestam atenção à publicidade caiu 16%.

Kantar IBOPE Media | Target Group Index
*Os anos indicados no gráfico se referem aos períodos de entrega das respectivas bases de dados do Target Group Index
2016: Y16w2+Y17w1 (Fev15-Jan16) / 2020: BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s

Além do contato com as marcas encontradas nos meios e na publicidade, as pessoas ainda convivem com outras fontes de informação, como amigos, familiares e experiências anteriores com a marca. Em média, cada pessoa usa 2,4 fontes de informação para decidir sobre uma compra. Em 2016, esse número era 2,2 em média.

“Em um cenário amplo de informação e mídia, marcas e anunciantes precisam se atentar a alguns pontos chaves para conquistar a atenção do consumidor: contexto no qual a publicidade é exibida; eficácia da mensagem passada, para que não seja muito repetitiva, e resiliência para gerar interesse nos consumidores após contato com as informações sobre a marca”, comenta Adriana.

Dados do estudo Dimension em 2020 mostram que 63% dos consumidores conectados preferem ver publicidade em plataformas que eles apreciam (contexto), 74% disseram ver várias vezes o mesmo anúncio e que é muito repetitivo (eficácia) e 53% buscam na internet as marcas que veem anunciadas (resiliência).

Confira mais na edição de maio do Data Stories. Disponível no site da Kantar IBOPE Media.

 

Sobre a Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.
AD Comunicação & Marketing
Ana Davini / Daniel Ramirez / Daniela Giuntini / Daniela Bonacorso
(11) 3042.6442 / 99965.8147 / 97164.7773 / 98292.0826
contato@adcomunicacao.com.br