Artigos & Papers

A evolução do profissional de mídia na publicidade

Por Melissa Vogel, Global Director for Agencies da Kantar Media

O mundo está em constante evolução. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, bem informados e multiconectados. A jornada de compra do consumidor está mais complexa e pede uma estratégia de comunicação mais assertiva. Nesse ambiente novo e desafiador, o ideal é que a nossa marca ou produto se sobressaia aos olhos do público. As agências de publicidade apostaram nos profissionais de mídia para desbravar esse cenário e agora chega a hora de incorporar todo esse conhecimento a outras disciplinas.

É imprescindível compreender o público: suas vontades, hábitos e interesses. A análise de dados e estratégias, primordial para o trabalho da agência, extrapola a mídia e ganha força em outras áreas como nos times de criação – reforçando o alinhamento entre a distribuição da mensagem e seu conteúdo criativo.

O consumidor está no comando e o foco de qualquer estratégia deve ser ele. Os consumidores esperam que os anunciantes exponham seus produtos de forma adequada e objetiva, seja qual for o meio ou plataforma. Segundo o Dimension, estudo global recentemente apresentado pela Kantar Media, a maioria dos consumidores está ciente de que as mensagens das marcas podem ser comunicadas de várias maneiras além da publicidade direta: eles reconhecem mensagens comerciais, independentemente do formato em que lhes são apresentadas.

Colocar o consumidor no centro do processo de planejamento e entender que seus pontos de vista são influenciados não apenas pelo conteúdo da mensagem, mas também pela forma da mídia na qual a mensagem aparece, é vital para o sucesso de qualquer campanha. Vivemos em uma era em que conteúdo e contexto já não podem mais ser desassociados. Conhecimento é o guia e a análise de dados de qualidade é o caminho – os profissionais de mídia que o digam.

Compartilhar: Tweet about this on TwitterGoogle+Share on FacebookShare on LinkedIn