Notícias

Basquete, atletismo e natação foram os esportes mais assistidos da Paralimpíadas Rio 2016

Já as cerimônias de abertura e encerramento foram, respectivamente, os eventos mais vistos em ranking da Kantar IBOPE Media

A Paraolimpíada 2016 acabou no último domingo (18) e, assim como a Olimpíada, conquistou os brasileiros. E este sucesso também se repetiu na TV, com destaque para o basquete, atletismo e natação, modalidades que tiveram maior número de pessoas que assistiram pelo menos 1 minuto do evento.

Ranking das modalidades que impactaram o maior número de pessoas nos Jogos Paralímpicos 2016

Posição Modalidade
Basquete
Atletismo
Natação
Vôlei
Futebol de 7
Futebol de 5
Levantamento de Peso
Tênis de Mesa
Judô
10º Tênis

 

Em um ranking geral, as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos foram os eventos que impactaram o maior número de pessoas, considerando as pessoas que sintonizaram as transmissões Paralimpíada por, ao menos, um minuto.

Ranking dos eventos que impactaram o maior número de pessoas na Paralimpíada 2016

Posição Evento
Cerimônia de Abertura
Cerimônia de Encerramento
Basquete Masculino Brasil x Irã
Basquete Masculino Grã Bretanha x Brasil
Vôlei Masculino Egito x Brasil

 

Ainda de acordo com o levantamento da Kantar IBOPE Media, 49,4% dos domicílios que assistiram as transmissões dos Jogos são da classe AB, sendo 70,7% dos indivíduos são maiores de 35 anos. O público foi balanceado: 50,9% homens e 49,1% mulheres.

Para Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Measurement da Kantar IBOPE Media, as 72 medalhas dos atletas brasileiros na Paralimpíada engajaram também o telespectador. “Em média, as pessoas assistiram 32 minutos diários da Competição, que pela primeira vez foi sediada na América Latina.”, analisa a executiva.

Audiência no Twitter

A transmissão televisiva da Paralimpíada do Rio também se destacou na internet. De acordo com dados do Kantar Twitter TV Ratings, no Brasil, as modalidades mais comentadas na rede social durante os Jogos foram atletismo, natação e vôlei. O nadador Daniel Dias, recordista mundial e maior medalhista do país, foi o atleta mais comentado no Twitter. As hashtags mais utilizadas foram #cerimôniadeabertura, #rio2016, #cerimôniadeencerramento, #jogosparalimpicos e #ouro. As mensagens publicadas ainda mostraram o apoio da torcida: 24,1% dos tuites continham sentimentos positivos, contra apenas 2,8% negativos.

Momentos mais comentados na Paralimpíada 2016
Kantar Twitter TV Ratings

Posição Evento
Cerimônia de Abertura
Cerimônia de Encerramento
Conquista de nove medalhas por Daniel Dias, uma em cada prova de natação que participou

 

Sobre a Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.

Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

Sobre a Kantar Media

A Kantar Media é líder global em inteligência de mídia, fornecendo aos clientes dados que precisam para tomar decisões informadas sobre todos os aspectos da medição, monitoramento e planejamento de mídia. Parte da Kantar, braço da WPP de gestão de investimentos de dados, a Kantar Media fornece informações abrangentes e precisas sobre o consumo, desempenho e investimento em mídia.

Para mais informações, visite o site www.kantarmedia.com