Releases

Black Friday aquece o mercado publicitário na Grande São Paulo

Pesquisar mais informações sobre produtos e serviços, comparar preços e escolher o que levar para casa são hábitos cada vez mais presentes na jornada de compra do consumidor. De acordo com dados do Target Group Index Clickstream, solução da Kantar IBOPE Media em parceria com a comScore, 95% dos internautas acessam algum tipo de site de retail (varejo) no mês. Entre os internautas que acessaram sites de varejo, 76% estão sempre em busca de promoções e descontos e 55% costumam resistir até que um produto esteja em promoção.

O planejamento de compras de alto valor também é levado em consideração pelo consumidor, já que 65% dos internautas declararam sempre planejar bem a compra de produtos caros. Como conquistar a atenção desse público em meio a tantas ofertas? 36% dos internautas que acessaram sites de varejo consideram que a publicidade influencia nas decisões de compra. Não é à toa que a Black Friday, data conhecida no varejo por oferecer grandes descontos ao público, está ganhando força no planejamento de mídia dos anunciantes.

Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, realizado entre 20 de outubro e 16 de novembro deste ano na Grande São Paulo, 34 marcas fizeram anúncios na TV aberta sobre a Black Friday, num total de aproximadamente 4.400 inserções – o equivalente a 24 horas de veiculação.

As categorias que mais investiram em espaço publicitário na TV foram as Lojas de Departamento, Comércio de Produtos para Casa & Decoração e Farmácias & Drogarias, correspondendo a 80% do total aferido no período. Para Paulo Arruda, Diretor Comercial Digital da Kantar IBOPE Media, a data se consolidou no mercado brasileiro atraindo anunciantes de diversos segmentos. “Ainda que o segmento de varejo seja a tônica nos dias que antecedem o evento, anunciantes de outros segmentos também se valem da data para promover seus produtos, como agências de turismo, montadoras de automóveis, operadoras de telefonia celular, serviços de alimentação, de registros e hospedagem de sites e serviços bancários”, explica. Os principais anunciantes foram Lojas Marabraz, Vest Casa Decoração e Ultrafarma.

 

Promoções na internet

A categoria de Lojas de Departamento também intensificou sua presença em formatos digitais. De acordo com dados do Digital Ad Insights, solução da Kantar IBOPE Media para monitoramento de publicidade em mídia digital, no mesmo período foram registrados 1,6 milhão de anúncios, em formatos display e vídeo, nas plataformas desktop e mobile.

Do total de 44 anunciantes atuantes neste período, destaque para a Dafiti, responsável por 39% dos anúncios exibidos pela categoria. Completam o ranking dos três maiores anunciantes em volume de anúncios em mídia online: NS2 Com Internet e B2W Cia Digital.

 

Sobre a Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.

Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

Acesse www.kantaribopemedia.com para mais informações.

Sobre a Kantar Media

Somos líder global em inteligência conectada. Nossos dados e insights fornecem aos clientes uma compreensão holística do panorama da mídia em constante transformação. Nossa cobertura global e expertise local permitem que os clientes conheçam melhor o seu público e entendam como ele se relaciona com as marcas para otimizar o investimento.

Onde os outros veem uma realidade fragmentada, nós vemos novas oportunidades. Para mais informações, visite-nos em www.kantarmedia.com.

 
Sobre a comScore

A Comscore (NASDAQ: SCOR) é uma parceira reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas.

Com uma base de dados que combina inteligência de visualização de digital, TV linear, over-the-top, e de cinema, com insights avançados sobre a audiência, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem o comportamento multitela e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovada na medição de audiências digitais e de set-top-box, além de publicidade em grande escala, a Comscore é a fonte emergente do setor de mídia para mensuração cross-platform confiável e abrangente. Para mais informações sobre a Comscore, visite comscore.com.

 

Compartilhar: Tweet about this on TwitterGoogle+Share on FacebookShare on LinkedIn