Notícias

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio: Kantar IBOPE Media apresenta dados de audiência e engajamento de TV no Twitter

De acordo com levantamento inédito da Kantar IBOPE Media, a transmissão, ao vivo, da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizada na última sexta-feira (5), foi assistida por 28 milhões de indivíduos – que representam 41% do total de pessoas aferidas pela empresa nas 15 principais regiões metropolitanas do país. Considerando apenas a audiência domiciliar, este percentual chegou a 74% das casas medidas pela Kantar IBOPE Media.

O estudo também apontou que, de quem assistiu a abertura das Olimpíadas pela televisão, 38% eram das classes AB, 48% da classe C e 14 % da DE. Sendo que, 43% eram homens e 57% mulheres. Além disso, 66% eram adultos de 35 anos +.

A Kantar IBOPE Media, a partir de análises inéditas do KTTR, também apurou que a transmissão ao vivo da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos provocou:

  • O evento gerou 360.9M de impressões (número de vezes em que os Tweets relacionados ao assunto foram visualizados na plataforma).
  • Os Tweets relacionados ao assunto foram publicados, no total, por 395K autores no Brasil.
  • A hashtag “#cerimoniadeabertura” esteve presente em 65% das menções sobre os jogos.
  • 27% das menções foram positivas, contra apenas 3% negativas.
  • Para demostrar a admiração, a palavra mais usada foi ‘LINDO’.

Os top 5 das emoções evidentes em tweets sobre a cerimônia no Brasil foram:

  1. Admiração
  2. Alegria
  3. Expectativa
  4. Risada
  5. Crítica

Por fim, os picos mais altos de tweets durante a transmissão do evento na TV no Brasil foram:

  1. Formação de anéis olímpicos e fogos de artifício.
  2. Fim da cerimônia, fogos de artifício e imagens aéreas.
  3. Acendimento da chama olímpica.

Sobre a Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.

Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

Sobre a Kantar Media

A Kantar Media é líder global em inteligência de mídia, fornecendo aos clientes dados que precisam para tomar decisões informadas sobre todos os aspectos da medição, monitoramento e planejamento de mídia. Parte da Kantar, braço da WPP de gestão de investimentos de dados, a Kantar Media fornece informações abrangentes e precisas sobre o consumo, desempenho e investimento em mídia.

Créditos da imagem: Antonio Scorza / Shutterstock.com