Notícias

Cresce o uso de #hashtags em comerciais de TV

Estudo, fruto da parceria entre IBOPE Media e Twitter, aponta mais de 10 mil inserções na TV aberta de maio a agosto desse ano

shutterstock_172515539
As tão usadas #hashtags das redes sociais saíram da internet e invadiram a TV. Segundo um estudo, fruto da parceria entre o IBOPE Media e Twitter, o número de comerciais de TV que utilizam esse tipo de comunicação vem crescendo de forma significativa no Brasil.

De acordo com o levantamento, de maio a agosto deste ano, as hashtags apareceram em 10.465 inserções comerciais da TV Aberta. No período, o total de marcas que utilizaram essa comunicação também aumentou em mais de 100%.

“O Mundial de Futebol trouxe uma tendência para ficar. Durante o campeonato, anunciantes adotaram a prática de usar hashtags em suas campanhas e parece que gostaram, pois mesmo depois do final da competição, o número continuou subindo. Por outro lado, com a aproximação do período eleitoral e a necessidade de estabelecimento de um canal de comunicação com a população, algumas campanhas também estão usando este recurso para engajamento”, explica Rita Romero, diretora-executiva de negócios de Monitor do IBOPE Media para a América Latina.

“As grandes marcas brasileiras estão aproveitando a forte ligação entre Twitter e TV para se conectarem com seus consumidores de formas inovadoras”, diz Guilherme Ribenboim, diretor- geral do Twitter Brasil. “O uso do hashtag nesse contexto é fruto dessa evolução”, completa.

Até o mês de julho, os setores de Mercado Financeiro e Higiene Pessoal/Beleza lideraram o ranking de inserções com hashtags. Já a partir de agosto, aparecem no topo Serviços Públicos/Sociais e Veículos/Peças/Acessórios por conta de novas campanhas veiculadas pós-Mundial. Durante este período, os anunciantes TSE e Itaú, respectivamente com as campanhas #vempraurna e #issomudaojogo / #issomudaomundo, se destacaram pelo volume de inserções.