Releases

Cristiano Ronaldo é o jogador mais comercializável do mundo, segundo IBOPE Repucom

Recordista com 17 gols marcados na UEFA Champions League, que terminou no último sábado (24), o atacante do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, continua a colher frutos de sua popularidade.

São Paulo, 28 de maio de 2014 – Recordista com 17 gols marcados na UEFA Champions League, que terminou no último sábado (24), o atacante do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, continua a colher frutos de sua popularidade. O jogador se destaca como o mais conhecido no mundo do futebol.

Os dados são referentes à pesquisa Celebrity DBI, do IBOPE Repucom, que mede a percepção de mais de 6.500 pessoas em 13 mercados internacionais, representando um universo de 1,5 bilhão de pessoas.

O grau de conhecimento é um dos atributos avaliados pelo Celebrity DBI. Globalmente, 83,87% dos participantes afirmaram conhecer Cristiano Ronaldo nos países pesquisados. O argentino, Lionel Messi, aparece na segunda colocação (76,7%), seguido por Gerard Piqué (58,08%), da Espanha, em terceiro.

O brasileiro Neymar está em sétimo lugar no ranking, com 53,3% de popularidade em âmbito mundial.

jogadores_rentaveis
*O índice DBI considera a nota do atributo awareness com peso de 60%, e as notas dos demais atributos combinadas representam 40% do índice.

Metodologia
A pesquisa Celebrity DBI mensura a percepção da população de 13 a 69 anos em 13 países, sendo Argentina, Brasil. China, França, Alemanha, Índia, Itália, México, Rússia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, representando um universo de 1,5 bilhões de pessoas. Os resultados do estudo classificam os nomes pesquisados a partir de notas de 0 a 100, em oito atributos-chave: awareness, appeal, aspiration, breakthrough, endorsement, influence, trend-setter e trust.

Sobre o IBOPE REPUCOM
Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE Repucom oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.