Releases

Democratização da banda larga e educação

O acesso a banda larga teve um crescimento exponencial nos últimos anos na América Latina. De acordo com o Target Group Index, estudo de hábitos de consumo e multimeios do IBOPE Media, 98% das pessoas tinham banda larga na região em 2014, contra 37% em 2005. Com a migração de conexão discada para banda larga, o acesso e a conexão foram facilitados, e mais pessoas passaram a entrar na internet durante a manhã (41% das pessoas em 2002 para 51% delas em 2014), à tarde (58% para 73%) e à noite (60% para 83%).

O estudo revela também que os estudantes são mais ativos que a média da população em geral quando o assunto são atividades interativas e colaborativas. Enquanto a média geral de uso da internet para publicação de conteúdo é de 70%, entre estudantes fica em 77%; em jogos online, a média geral está em 18%, enquanto a de estudantes fica em 26%; em áudio, a média geral é de 55%, e a de estudantes, 65%.

Sobre o uso da internet para atividades especificamente ligadas à educação, o Target Group Index indica que 33% dos alunos que já acessam a rede para pesquisas para tarefas e trabalhos escolares possuem primário completo ou incompleto; 42% dos alunos que navegam em sites de educação e aprendizado têm ensino secundário; e 38% dos estudantes que fazem cursos on-line possuem ensino superior e acima do superior.

O Target Group Index é uma solução voltada para análise e compreensão dos comportamentos e hábitos da população, relacionados ao consumo de produtos, mídia e atitudes, que permite às agências, anunciantes e veículos o embasamento de estratégias de marketing e mídia. O estudo, que completou 15 anos de realização no mercado latino-americano, possibilita mais de um bilhão de cruzamentos e combinações de informações, dando origem a análises detalhadas sobre o consumo de mídia, produtos e serviços, estilo de vida e características sociais e demográficas.

Sobre o IBOPE Media
Maior empresa de pesquisa de mídia na América Latina, o IBOPE Media oferece soluções em audiência, investimento publicitário e planejamento de campanhas. Há 73 anos, a empresa disponibiliza informações fundamentais para a tomada de decisão nos negócios de mídia e se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas.
O IBOPE Media emprega aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países na América Latina e um escritório em Miami (EUA). Acesse www.ibopemedia.com para mais informações.