Notícias

Dia dos Namorados movimenta categorias de produtos relacionadas à moda, joias e beleza na TV aberta

Entre 14 de maio e 12 de junho, as categorias com mais afinidade ao Dia dos Namorados destinaram o equivalente a R$ 172 milhões à compra de espaço publicitário na televisão aberta, 10% a mais do que no mesmo período do ano passado (R$ 155,8 milhões). Segundo dados da Kantar IBOPE Media, mais de 55 milhões de pessoas foram impactadas pelos comerciais das categorias pesquisadas e cada indivíduo assistiu, em média, a 75 anúncios relacionados à data.

Os dados são do VideoTrack, solução da empresa que permite a análise da eficiência das campanhas em televisão, considerando os resultados de alcance (número de pessoas atingidas) e de frequência (quantas vezes, em média, cada pessoa assistiu ao comercial). O levantamento foi realizado em 10 mercados*.

Na categoria “Colônia e Perfumes, Linha Higiene Pessoal e Beleza”, O Boticário, Natura e Davene foram os anunciantes que mais ocuparam espaço em TV aberta no período. Em “Relógios, Joias e Bijuterias”, os destaques são Magnum Group  e Rommanel. C&A, Lojas Renner e Marisa foram os principais anunciantes em “Lojas de Departamento (Moda)”.

Os resultados deste estudo têm como base o volume de espaço ocupado em publicidade pelos anunciantes em TV aberta e a tabela de preços dos veículos, desconsiderando descontos e negociações. Para esse estudo foram consideradas algumas categorias com forte apelo com o tema: “Colônia e Perfumes”, “Linha Higiene Pessoal e Beleza”, “Lojas de Departamento (item Moda)” e “Relógios Joias e Bijuterias”.

Investimento em Search Outro estudo da Kantar IBOPE Media aponta que, durante os 30 dias que antecederam a celebração, a categoria “Vestuário e Moda” reuniu as marcas C&A, Centauro, NetShoes, Adidas, Nike, Passarela.com, Dafiti, Zatinni, Amaro e Bonprix como os principais anunciantes em links patrocinados do período. As palavras com maior número de impressões foram adidas, nike, vestidos e tênis nike.  A palavra adidas liderou o ranking, gerando mais de 232 milhões cliques, seguida por nike (129 milhões).

Na categoria “Beleza e Cosméticos”, os maiores anunciantes em search foram Natura, Avon, O Boticário, L’Oréal Paris, Adoromaquiagem.com.br, Sephora, Belezanaweb.com.br e Netfarma. Dia dos namorados, natura e maquiagem foram as palavras com mais impressões – 179 milhões de cliques foram provocados pela expressão dia dos namorados.

Em “Flores e Presentes”, Giuliana Flores, Elos 7, Isabela Flores, Floricultura RJ, Flex Floricultura e Hotel Urbano foram as empresas que mais investiram. As palavras com  mais impressões foram: dia dos namorados, flores, presente dia dos namorados, presente para namorado e canecas personalizadas.

Por fim, na categoria “Joias”, Buscapé, Pratafina, Walmart, Vivara, Virtual Joais, Dafiti, Joias Gol, Lojas Rubi, Pandora Joias e Allianze se destacaram.  As palavras com  mais impressões foram alianças, relógios masculinos, presente dia dos namorados e vivara.

As análises sobre compra de espaço publicitário em search foram realizadas com base nos dados da Adgooroo, empresa da Kantar Media que monitora sites de busca em mais de 50 países. Em janeiro/2015, a Kantar IBOPE Media incluiu dados de links patrocinados, como os sites de buscas Bing, Google e Yahoo – que representam 95% do mercado de buscas do país – no monitoramento de compras de espaço publicitário.

* Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.