Notícias

Dora Câmara, diretora regional Brasil, fala sobre tendências do mercado de mídia

Em entrevista, executiva aborda temas como business technology, jornada do cliente e planejamento de mídia

IbopeMediaExecutivos016

Ao passo que o consumo de mídia se transforma, o trabalho do profissional do marketing e da publicidade também se modifica. Planejar uma campanha de mídia tornou-se algo muito mais complexo. Na entrevista abaixo, Dora Câmara, diretora regional Brasil, aponta algumas das soluções que o IBOPE Media oferece para ajudar os profissionais nesses novos desafios. Confira!

Como o IBOPE Media pode auxiliar os diretores de marketing no desafio de transformar a tecnologia da informação em business technology?
A tomada de decisão nos negócios, hoje em dia, pode ser amparada por uma infinidade de dados e análises obtidos com o uso de tecnologias. Dentro desse mar de informações disponíveis, o IBOPE Media busca auxiliar as marcas no entendimento da real dimensão da comunicação de suas campanhas, com a mensuração da reação dos consumidores e a otimização de resultados. Para isso, estabelecemos a entrega e análises de dados, a partir de três pilares: aferição, qualificação e eficiência, que atendem a todas as necessidades do dia a dia do mídia. Na aferição, entendemos e registramos o consumo de mídia nas diversas plataformas, momentos e lugares que ele acontece. Na qualificação, aprofundamos o entendimento sobre o comportamento desse consumidor. E na eficiência, trazemos análises de desempenho próprio e frente à concorrência.

O que o IBOPE Media oferece ao mercado para identificação e a análise da jornada do cliente?
Só os dados demográficos do consumidor já não são suficientes para a sofisticação da estratégia publicitária que vemos hoje. Nesse sentido, para audiência de TV, oferecemos soluções como o TGR, que além dos dados demográficos, nos dá o perfil psicográfico do indivíduo, identificando padrões de consumo de produtos. Também trabalhamos com a segmentação do público-alvo das campanhas de mídia com os clusters pré-definidos do Target Group Index. Ao todo são 39 clusters, divididos em 7 importantes segmentos de mercado, que nos permitem obter informações como assuntos de interesse dos clientes da marca, os valores éticos, os meios mais consumidos por eles, entre outras.

Além do conhecimento do público-alvo, como podemos tornar o planejamento de mídia mais assertivo?
É importante que as marcas avaliem a eficiência de suas ações em mídia, entendendo a contribuição de cada meio no resultado das vendas de um produto. Para ajudá-las nesse desafio, temos o Media Roi Solution, fruto da união de forças entre o IBOPE Media, líder em medição de audiência televisiva, e da Kantar Worldpanel, líder em medição de consumo de produtos via painel. Essa solução mensura o impacto das campanhas de mídia no real comportamento de compra do consumidor, sendo a única do mercado a entregar o ROI, com informações sobre a contribuição da mídia em vendas e comportamento real da compra de diferentes grupos dos consumidores e perfis diferentes de lares.