Notícias

Em 5 anos, publicidade cresceu 33% em São Paulo

A televisão aparece como meio de maior destaque nos investimentos no período

A cidade de São Paulo completa 462 anos, nesta segunda-feira (25), com uma população estimada de quase 12 milhões de habitantes, que integram o maior mercado publicitário em volume de investimentos do Brasil, considerando-se as 41 praças monitoradas pela Kantar IBOPE Media no país.

De acordo com os dados da empresa, os investimentos em publicidade na capital paulista cresceram 33% nos últimos anos, passando de aproximadamente de R$23 bilhões, no acumulado de 2010, para mais de R$30 bilhões, em 2014.

Entre as marcas, a Via Varejo apareceu na liderança dos investimentos até o último semestre de 2014, no semestre seguinte, a posição passou a ser ocupada pelo Genoma.

Segundo dados do EasyAnalytics, 76% dos investimentos realizados em São Paulo são de anunciantes que liberam as verbas diretamente da capital, uma realidade completamente diferente dos outros mercados aferidos.

Em relação aos meios, nesses 5 anos a TV foi o principal destino da verba de mídia para São Paulo, absorvendo 58% do total, seguida por jornal e rádio, com 31% e 9% respectivamente.

Entre os setores, o que mais investiu em publicidade em São Paulo, nos últimos cinco anos, foi o “Comércio e Varejo”, seguido por “Serviços ao Consumidor” e “Veículos, Peças e Acessórios”.

Já quando analisadas as categorias, a de “Lojas e Departamentos” aparece como líder em quase todos os rankings semestrais do período, exceto apenas no 2º semestre de 2010 e no 1º de 2014, nos quais a categoria “Construção e Incorporação” assumiu a primeira posição.

Fontes: Monitor Evolution: Banco de Dados – ME201020119MEIOSTAT_1312 – ME1506TOTALPTVSH. EasyAnalytics – São Paulo – 2015