Glossário

Filtrar por:

Toda atividade realizada por empresas em caráter voluntário, visando atender as necessidades da sociedade. Tais ações são desenvolvidas em áreas como assistência social, alimentação, saúde, educação e cultura. O termo abrange desde pequenas doações eventuais a pessoas ou instituições até projetos mais estruturados, com uso planejado de recursos, podendo estender-se aos empregados das empresas e seus familiares.
Responsabilidade pela prestação de contas, transparência, responsabilidade perante pessoas e grupos beneficiários de políticas e programas. Política de equidade, para garantir que as informações sejam transmitidas com precisão e clareza, e também para assegurar que todos os acionistas (minoritários e majoritários) tenham os mesmos direitos frente à direção do negócio.
Número de indivíduos que utilizaram um computador com acesso à internet no domicílio ou trabalho no mês selecionado.
Pesquisa ou serviço encomendado geralmente por apenas um cliente, para atendimento de objetivos específicos.
Empresa especializada na arte e técnicas publicitárias, que estuda e planeja, concebe e executa publicidade e material promocional, avalia, seleciona e programa os veículos de divulgação necessários à disseminação de mensagens de natureza comercial e institucional, por ordem e conta de clientes-anunciantes. Tem como objetivo promover a venda de produtos e serviços, difundir ideias, ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço desse mesmo público.
Representa a quantidade de pessoas que foram expostas a um anúncio ou conteúdo em um meio de comunicação, seja online ou offline, durante o período pesquisado.
O alcance nas pesquisas e estudos de audiência representa a quantidade de indivíduos que estiveram expostos a um programa ou faixa horária por, pelo menos, um minuto durante o período pesquisado. Dessa forma, representa quantas pessoas tiveram contato com determinado programa ou faixa horária.
Amostra é uma parte da população que representa o universo a ser pesquisado. Por exemplo, como perguntar diariamente a 150 milhões de brasileiros o que assistiram na TV no decorrer do dia seria inviável, os institutos de pesquisa, trabalham com amostras de pessoas. Selecionam, em cada região estudada, um grupo especialmente definido para representar toda a população. A característica mais importante de uma amostra não é seu tamanho, e sim a sua representatividade com relação à população total.
Aquele que autoriza, assina a propaganda e é responsável pelo seu custo e conteúdo veiculado nos meios de comunicação.
É uma forma abreviada de se referir aos aplicativos para smartphones e navegadores de internet.
Prestação de serviço gratuito de natureza variada aos membros da comunidade visando atender necessidades daqueles que não dispõem de recursos suficientes; segundo a LOAS, a assistência social tem por objetivos: a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
1. Formação social que congrega pessoas interessadas em agir coletivamente a favor de um fim compartilhado; em termos jurídicos, é definida como pessoa jurídica criada por grupo de indivíduos que partilham ideias e unem esforços com um objetivo sem nenhuma finalidade lucrativa. 2. Métrica que verifica se internautas expostos a um determinado anúncio associam sua mensagem e criativo à marca pesquisada.
Indivíduos, organizações ou grupos envolvidos em iniciativas sociais e que podem influir nos resultados desse trabalho.
Audiência comum entre dois ou mais sites (ou parents, brands, domínios ou subdomínios).
1. Processo de julgamento de valor de uma atividade, ação, projeto, programa ou mesmo uma entidade ou pessoa, envolvendo a coleta sistemática de informações de modo a estabelecer e mensurar indicadores de resultados relacionados a metas e objetivos a alcançar. A avaliação serve para se verificar se o que foi descrito/acordado como objetivo e definido como meta está sendo efetivamente alcançado. 2. Métrica que traz a opinião de um grupo de pessoas sobre determinado anúncio.
Métrica que avalia se o consumidor reconhece uma dada marca, de maneira espontânea (citando 03 primeiras marcas que se recorda de determinada categoria) ou auxiliada (apontando marcas que reconhece a partir de uma lista).
São premiações do Foursquare, dadas em forma de distintivos virtuais aos que fizeram diversos check-ins em locais interessantes. Você pode, por exemplo, ganhar um badge de Pizzaiolo ao comparecer em 10 pizzarias diferentes de sua cidade.
Mecanismo criado para que as empresas prestem contas dos impactos de sua atuação na área social (veja Responsabilidade Social e SA 8000); são dois os modelos mais comuns: o francês, que privilegia a atuação social da empresa junto aos funcionários, e o americano, que privilegia a atuação social da empresa junto à comunidade.
O resultado de um estudo realizado para se obter um instantâneo ou leitura das condições atuais antes de uma alteração nas condições de mercado ou a introdução de algumas condições de teste. O resultado é então usado como padrão para comparação com estudos subsequentes.
Também conhecido como “foruns de discussão”, os boards são sites que possibilitam a troca de conhecimentos sobre um determinado assunto de maneira segmentada.
Um método criativo para encontrar novas soluções para um problema ao gerar um grande número de ideias sem submeter as ideias ou pessoas que as sugeriram a uma avaliação crítica. Também podem ser chamadas de “sessões de concepção”.
Um produto ou serviço ao qual seres humanos agregam vários significados tangíveis (características funcionais do produto ou serviço) e intangíveis (emocionais e/ou simbólicas). Uma marca tem o propósito estratégico de se diferenciar de seus concorrentes.
Ferramenta de comunicação publicitária que agrega conteúdo a uma marca, criando e estimulando laços entre as empresas e seu público-alvo.
Tem dois significados: O processo, que pode levar décadas, pelo qual uma marca agrega valores e envolve suporte de longo prazo de comunicações, seja acima ou abaixo da linha. A força associativa entre uma publicidade (normalmente) e a marca expressa como relacionamento positivo ou negativo, isto é, “bom branding” ou “mau branding”.
Intervalo comercial entre os blocos de programas.
Pode ter dois significados similares no contexto de pesquisa de marketing: Um Brief pode ser um relatório (normalmente escrito) de um problema comercial que pode ser abrandado mediante uma pesquisa de marketing. Um brief normalmente é escrito por uma empresa cliente, endereçado a um fornecedor de pesquisas, e normalmente conta com seções de histórico e objetivos. Uma seção de metodologia sugerida também pode ser incluída. Um Briefing pode ser uma sessão de treinamento antes de começar a trabalhar em um estudo, na qual todas as especificações e detalhes são analisados. Isso normalmente é seguido por entrevistas práticas (ou piloto) onde são utilizados.
Sigla que representa a expressão em inglês: “Balanced Scored Card”. O BSC é uma metodologia de reporte e controle consolidado, que contém indicadores de desempenho financeiros e não financeiros, nas quatro perspectivas da gestão: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem & crescimento.
A tradução literal é “burburinho”, mas no universo online tem um significado mais amplo. O buzz ocorre quando há uma propagação massificada de determinado conteúdo, potencializada principalmente pelas mídias sociais.
Produtos visualizados nas páginas e áreas de “carrinho de compras” do site de comércio eletrônico
Modalidade de publicidade exterior na qual a mensagem é impressa em folhas de papel, colada sobre chapas metálicas e emoldurada por madeira pintada. Usualmente, possui extensão de 32 folhas mais algum material aplicado à parte do cartaz.
Agrupamento de produtos mais específicos dentro do setor econômico. Exemplo: setor bebidas, categoria cervejas.
Conjunto de sites que veiculam conteúdo editorial focado em determinado assunto (ex.: automotivo, notícias etc.).
Coleta e medição dos dados de Internet a partir de tags, que possibilitam quantificar 100% dos acessos. Como as informações coletadas identificam o computador, não é possível a geração de dados demográficos.
É um termo utilizado para todo o conteúdo que é produzido e publicado pelo próprio consumidor.
Através das redes sociais de geolocalização, como o Foursquare, um internauta compartilha com seus amigos e seguidores o local que está frequentando naquele exato momento. Alguns restaurantes, bares e lojas oferecem brindes ou promoções para os clientes que fizerem o check-in em seus estabelecimentos.
É o morador que o respondente reconhece como tal. Só existe um chefe de família por domicílio (em entrevista pessoal sobre mídia). Caso o entrevistado não saiba responder quem é o chefe da família, considera-se como chefe a pessoa que mais contribui no orçamento familiar, independentemente de sexo. O chefe da família pode ser o próprio respondente ou outro morador do domicílio.
Unidade de medida de programação e comercialização das exibições de um comercial em todas as sessões de um cinema, de sexta a quinta-feira. Por exemplo: dez cinesemanas podem significar a veiculação de uma semana em dez cinemas, ou dois cinemas em cinco semanas etc.
Uma técnica analítica que organiza as informações de pesquisa em grupos mutuamente exclusivos e coletivamente completos (ou clusters), onde os conteúdos de cada cluster são similares entre si, porém diferentes de outros clusters da análise.
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes mobilizados para a entrega de resultados.
Nome dado ao local físico onde acontecem as sessões de cinema (pode ser um prédio, um shopping center etc). É determinante para a valoração das inserções comerciais veiculadas antes da exibição dos filmes.
Determina um preço-padrão para as inserções veiculadas antes da exibição dos filmes no cinema, com base no perfil do público que frequenta as salas.
Determina um preço diferenciado para as inserções veiculadas antes da exibição dos filmes no cinema, com base no perfil do público que frequenta as salas.
Perfil demográfico da audiência de determinado site ou categoria. (Exemplo: 45% das pessoas que acessaram o site “A”, em dezembro, eram mulheres.)
Este conceito é apresentado nas categorias de produtos. É aquele que na pergunta sobre marcas responde ter consumido somente uma marca.
É uma classificação feita regionalmente, ou seja, leva em consideração o consumo em todos os países do Target Group Index Latina. A partir do banco regional é efetuada esta classificação para alguns meios de comunicação e para a maioria das categorias de produtos, em que se perguntam quantidades e frequência de consumo/exposição. Em termos regionais, procura-se dividir os consumidores em: – Altos: O grupo formado pelos 33% com maior consumo. – Médios: Os 33% seguintes. – Baixos: Os 33% com menor consumo do produto/categoria ou exposição ao meio de comunicação. As perguntas em que são apresentados consumidores altos, médios e baixos nas bases Choices, bem como os intervalos de frequência (faixas) contidos em cada um deles, são criadas por meio de edição. Neste cálculo levam-se em consideração todas as marcas/veículos respondidos pelo entrevistado.
Percentual de visitantes únicos de um target demográfico definido que visitaram determinado site. (Exemplo: 12% da população de 18 a 24 anos visitaram o site “A” em janeiro.)
Para o meio online, significa custo para mil impressões (exibições).
Índice que possibilita a análise do custo por ponto de audiência de cada inserção publicitária veiculada na TV.
Sistema ou software de coleta programado para rastrear sites pré-determinados e capturar conteúdos específicos.
Anúncio publicitário, tanto online quanto off-line.
Instrumento de segmentação econômica que utiliza o levantamento de características domiciliares (presença e quantidade de alguns itens domiciliares de conforto e grau de escolaridade do chefe de família) para diferenciar a população em A1, A2, B1, B2, C1, C2, D e E.
Modelo colaborativo de criação e/ou produção que utiliza conhecimentos coletivos para desenvolver soluções, produtos e inovações.
Setores de programação que permitem a visualização das informações, de acordo com as faixas horárias em que os comerciais foram exibidos. Exemplos: matutino, vespertino, noturno etc.
apresentação dos resultados da pesquisa para o cliente.
O exame sistemático de todos os dados secundários disponíveis em um contexto de uma pesquisa de problema de marketing em particular.
Produtos visualizados nas páginas e áreas de detalhe nos sites de comércio eletrônico. São considerados produtos vistos em detalhe aqueles divulgados com a seguinte estrutura: “nome” + “descrição” + “imagem” + “preço” + “funcionalidades” do item em análise.
É uma forma de enviar mensagens privadas nas redes sociais. O termo surgiu no Twitter, mas tem sido utilizado também em outros veículos.
Um tipo de pesquisa qualitativa que consiste em uma discussão informal sobre um assunto específico com um pequeno número selecionado de participantes (normalmente 8-12). A discussão é dirigida por moderador treinado que não influencia nos resultados, mas garante que todas as áreas em estudo sejam discutidas pelo grupo e que as visões dos participantes sejam tão claras quanto possível. O número ideal de participantes depende do assunto a ser discutido, ex. assuntos complexos podem ser melhor discutidos com poucos participantes – possivelmente 4-6.
É um dos princípios básicos de cidadania. Visa garantir a cada indivíduo as condições para o pleno desenvolvimento de seus talentos e potencialidades, considerando a busca por oportunidades iguais e o respeito à dignidade. Representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais.
Transmissão gratuita de bens ou recursos financeiros a alguém ou a uma organização sem fins lucrativos.
Para ser classificado como “multicanal”, o domicílio precisa: (1) Receber pelo menos um dos seguintes canais: Cartoon Network, CNN International, Discovery Channel, Sony Entertainment ou TNT , e receber algum outro canal de TV por assinatura além destes; (2) Possuir algum dos sistemas de recepção de TV por assinatura instalado no domicílio (MMDS, satélite ou cabo).
São os fatores que motivam os internautas a expressarem suas opiniões positivas e/ou negativos em relação ao tópico discutido.
Internauta que realiza compras pela internet.
Estabelecido pela Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990, o ECA é um conjunto de direitos das crianças e adolescentes no Brasil, no sentido da consolidação da sua cidadania. Em seus 267 artigos, o ECA indica os vários programas socioeducativos que devem ser implantados em cada Município brasileiro para a conquista dos direitos de cidadania de criança e adolescentes. O ECA estipula a criação em cada Município de três instâncias para assegurar a garantia dos direitos de cidadania da Infância e Juventude no Brasil, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. (FEAC – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
São símbolos criados a partir de caracteres com o intuito de expressar sentimentos e emoções. Geralmente são utilizados em ferramentas de mensagem instantânea e sites de relacionamento social.
Processo de geração de valor social através de processos de inovação e gestão.
Um tipo de pesquisa qualitativa envolvendo uma entrevista pessoal não estruturada com um único entrevistado, realizada por entrevistador altamente especializado. O objetivo de pesquisas aprofundadas é entender as motivações, crenças, atitudes e sentimentos subjacentes de entrevistados sobre um assunto em particular.
Determina o tamanho total e características demográficas da população a ser medida e é usada como base para atualização, projeção e composição de nosso painel de internautas.
Classificação de produtos, visualizados ou comprados, a fim de padronizar a medição do e-commerce. Considera setor econômico, categoria, item, marca e anunciante dos produtos à venda na internet.
Ciência normativa dos comportamentos humanos. Conjunto de princípios e disposições voltados para o balizamento das ações humanas, não correspondendo, no entanto, a um conjunto de verdades fixas e imutáveis. Historicamente, a ética se move, se amplia e se adensa. Entre a moral e a ética há uma tensão permanente, onde a ação moral busca compreensão e justificação crítica universal, enquanto a ética exerce permanente vigilância crítica sobre a moral, de modo a reforçá-la ou transformá-la.
Processo que marginaliza indivíduos e grupos sociais no exercício de sua cidadania.
Na raiz, o termo significa amor à humanidade e humanitarismo; tradicionalmente está relacionado às atividades de pessoas abastadas que praticam ações sociais sem fins lucrativos ou doam recursos para entidades beneficentes; atualmente, tem se restringido a doações de particulares para causas sociais e para o investimento social das empresas privadas.
Envolvimento de empresas em ações de caráter social sem fins lucrativos, normalmente por meio de doações; alguns autores rejeitam a expressão por acreditar só em filantropia entre indivíduos, não entre empresa e indivíduos.
Informação que responde a uma pergunta de pesquisa.
São mobilizações instantâneas que reúnem diversas pessoas em um local público para determinado objetivo. Geralmente são organizadas através de redes sociais.
Relatório que descreve o caminho percorrido pelos e-consumers em lojas eletrônicas, passando desde a visualização de produtos na vitrine até a compra efetivada.
Número médio de vezes que uma ação foi realizada ou recebida por uma única pessoa. Exemplo: número médio de vezes que os visitantes únicos de um site o visualizaram, ou número médio de vezes que um criativo foi exposto a um mesmo visitante único.
Uma empresa que é contratada para projetar, gerenciar e implementar um projeto de pesquisa, bem como analisar e interpretar os dados. A empresa pode ela mesma coletar os dados ou contratar uma empresa de coletas de dados para esta fase do projeto.
Pessoa jurídica composta pela organização de um patrimônio, destacado pelo seu instituidor para uma finalidade específica; não tem proprietário, nem titular, nem sócios; o patrimônio é gerido por curadores.
É a aplicação de mecanismos utilizados em games para engajar os consumidores – pontuações, premiações, ranking, desafios, competição, etc. Essa técnica tem sido muito utilizada nas redes sociais através do Facebook, Foursquare e Yahoo Answers.
Pessoas de 18-29 anos, após a geração baby-boomer.
É o tipo de programa, dividido em grupos afins estabelecidos pelos veículos. Exemplos: gênero novela, filme, documentário etc.
Pesquisa de enumeração realizada trimestralmente pelo IBOPE Media. Realiza o levantamento de informações-chave sobre Internet. É uma fonte segura sobre o uso da Web e suas tendências.
Corresponde a somatória das audiências, ou seja, aos pontos de audiência acumulados dentro de um período determinado. Sendo o resultado da multiplicação entre o Alcance e a Frequência Média (número médio de vezes que os telespectadores tiveram contato com um programa, faixa horária, comercial etc.), é um dos indicadores do esforço de uma campanha publicitária.
São termos ou palavras-chave, geralmente iniciados pelo símbolo #, utilizados para categorizar tópicos de discussões entre os internautas.
No contexto das capacitações profissionais, trata-se do processo de identificação das lacunas entre competências atuais e competências necessárias. O principal ponto na identificação de GAPs é o levantamento das necessidades de treinamento de determinado profissional ou equipe.
Efeito direto sobre uma comunidade de ações destinadas a intervir em sua realidade social.
Número de vezes que um site, anúncio ou peça foi exibido.
O índice de audiência percentual representa a porcentagem do total de indivíduos ou de domicílios que assistiram a qualquer um canal de televisão em determinado período de tempo. O índice de audiência pode ser expresso em: • Audiência domiciliar, que indica a porcentagem sobre o total de domicílios com aparelhos de TV que assistiram a televisão em determinado período de tempo • Audiência individual, que indica a porcentagem de indivíduos que assistiram a televisão em determinando período de tempo.
O índice de audiência percentual representa a porcentagem do total de indivíduos que ouviram a uma emissora de rádio em determinado intervalo de tempo.
Número absoluto de indivíduos ou domicílios (expressos em mil) que assistiram a um determinado canal de televisão, em um determinado momento.
Representa a quantidade de pessoas em números absolutos que ouviram a uma emissora de rádio em determinado intervalo de tempo.
Usuário de redes sociais que transmite uma mensagem e gera um impacto nas ideias e práticas de outras pessoas. É alguém que cria ou dissemina informações, insights e opiniões, que são levados em consideração e retransmitidos a outros internautas.
Espaço comercializado pelos meios de comunicação, para a veiculação de mensagens publicitárias. Cada inserção corresponde a um comercial em mídia eletrônica, anúncio em mídia impressa e cartaz em outdoor.
Define estabelecimentos dedicados a estudo, pesquisa ou produção científica, que, embora componha a razão social de entidades, não corresponde a uma espécie particular de pessoa jurídica, podendo ser utilizado por entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, constituída sob a forma de fundação ou associação.
Consiste em utilizar técnicas de mining (varredura de grande quantidade de dados a procura de padrões e detecção de relacionamentos entre informações gerando novos sub-grupos de dados) para a tomada de decisões mais precisas, melhor embasadas em evidências e constatações e com maior probabilidade de acerto. Davenport explica a Inteligência Analítica como “… a utilização extensiva de dados, análises quantitativas e estatísticas, modelos explicativos e preditivos e gestão baseada em fatos para orientar decisões e ações”.
Um tipo de localização central para entrevistas onde os entrevistados são abordados (ou interceptados) em locais de grande tráfego, tais como supermercados ou shoppings. A principal parte da entrevista pode ocorrer no andar do shopping ou em outro local (normalmente próximo).
Usuário que acessa a internet.
Número de indivíduos com computador e acesso à internet no domicílio ou trabalho.
Espaço comercial situado entre o final de um programa e o início de outro – comumente designado IP.
O investimento publicitário é o gasto realizado pelos anunciantes nos meios de comunicação para veiculação de mensagens publicitárias. Os dados reportados pelo Monitor IBOPE referem-se aos meios monitorados, e são calculados de acordo com tabela de preços dos veículos, sem a projeção de descontos ou negociações.
Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se neste universo as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos.
Descritivo do produto anunciado. Exemplo: sabão em pó, cerveja etc.
Sigla que representa a expressão em inglês: “Key Performance Indicators”. Em português: “indicadores chave de desempenho”. Os KPIs são métricas financeiras e não financeiras usadas para refletir os fatores críticos de sucesso da organização, permitindo controle e mensuração.
É classificado como leitor primário aquele que, em relação ao exemplar lido: comprou ou alguém da casa comprou, tem assinatura ou alguém da casa tem assinatura.
É aquele que leu um exemplar emprestado, distribuído gratuitamente como cortesia, ou que estava disponível no trabalho, escola/faculdade, salas de espera etc.
O conceito de leitor recente está presente tanto em jornais como em revistas. Leitor recente é o que leu um determinado título no último período (dia, semana, quinzena, mês) referente à sua circulação. A leitura não precisa ser necessariamente do último exemplar publicado.
O Target Group Index Brasil apresenta resultados para leitores de edições de segunda a sexta, sábado e leitores de edições de domingo. Para títulos com edições de segunda a sexta, o leitor recente é aquele que leu o jornal “ontem”. Para os títulos com edições de sábado, o leitor recente é aquele que leu a edição de sábado no último sábado ou depois do último sábado. O mesmo raciocínio é aplicado para edições de domingo: o leitor recente é aquele que leu a edição de domingo no último domingo ou depois do último domingo.
Para revistas semanais, o leitor recente de um título é o que leu um exemplar “ontem” ou “nos últimos sete dias”. Para as revistas quinzenais é aquele que leu “ontem”, “nos últimos sete dias” ou “nas últimas duas semanas”. Para revistas mensais é aquele que leu “ontem”, “nos últimos sete dias”, “nas últimas duas semanas” ou “nas últimas quatro semanas”.
Um termo que originalmente se referia a atitudes, interesses e opiniões de participantes da pesquisa, mas que pode ser usado para se referir a diferenças em comportamento relacionadas a valores sociais.
Exibição de conteúdo multimídia pela Internet em tempo real (ao vivo).
O que inclui uma pesquisa social e de opiniões é uma coleta e interpretação sistemática das informações sobre indivíduos ou organizações, utilizando-se os métodos e técnicas analíticos e estatísticos de ciências sociais aplicadas para conseguir uma compreensão ou dar apoio a uma tomada de decisão. A identidade dos entrevistados não será revelada pelo usuário da informação sem o consentimento explícito dos entrevistados e nenhuma abordagem de vendas será realizada como resultado direto de terem fornecido informações.
A porcentagem de vendas de uma categoria específica de produtos considerados por uma marca. As fatias de marcas podem ser expressas em termos de valor de vendas ou volume de unidades vendidas.
Critério de classificação para possibilitar a comparação entre sites no NetView. Utiliza três níveis: parent (reflete a estrutura de negócios da empresa controladora. É a consolidação de uma ou mais marcas que pertencem a mesma empresa), brand (produto ou serviço reconhecido por sua marca) e channel (sub-divisão da audiência da Brand com conteúdo editorial focado numa categoria e subcategoria específica). Exemplo: Parent: Microsoft | Brand: MSN | Channel: MSN Games
É a prática de passar adiante uma mensagem que “contamine” o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante, produzindo aumentos exponenciais na divulgação.
Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma.
Sistema ou aparelho instalado no computador ou na televisão de painelistas. Tem a função de coletar, transmitir e armazenar informações do comportamento da audiência. Para audiência de televisão, trata-se de um aparelho. No caso de internet, um simples software instalado na máquina.
É alguém que dirige (mas não influencia no resultado) discussões de grupo e/ou entrevistas aprofundadas.
Quando mais de uma resposta é aceitável para a mesma pergunta.
São as pessoas que cresceram em contato com a internet. Os nativos digitais possuem uma enorme habilidade para fazerem múltiplas conexões simultâneas, sendo capazes de, ao mesmo tempo, ter o celular numa mão, um mouse na outra, zapear vários canais de televisão, ouvir ou baixar uma música, conversar com alguém em seu ambiente espacial, responder a um terceiro no chat etc.
Um estudo periódico que coloca questões sobre um número de assuntos não relacionados. Os resultados podem ser completamente ou parcialmente compartilhados entre os clientes.
Genericamente, define qualquer organização sem fins lucrativos não estatal; a denominação passou a ser usada nos anos 80 para designar as entidades que, nascidas dos vários movimentos sociais da década anterior, atuavam com tendências ideológicas diversas, como o marxismo e o cristianismo, e passaram a contar com estreita cooperação de entidades não-governamentais internacionais.
Software que melhora um resultado (exemplo: eficácia de um processo de produção; investimento em sites com maior afinidade com o público-alvo no planejamento de mídia) até seu estado ótimo de acordo com o parâmetro escolhido.
Valores extremamente pequenos ou extremamente grandes em um conjunto, comparados com a média de todos os valores em um conjunto.
Número de vezes que uma página foi visualizada por seus visitantes.
Em jornais e revistas, por haver distinto tráfego de leitura e variar os fatores de interesse e atenção, as páginas têm diferentes preços de cm/coluna, e para sua comercialização são chamadas “determinadas” e “indeterminadas”. As determinadas têm preço mais alto, variável página a página e seção por seção. As indeterminadas têm preços mais baixos que as determinadas, variando conforme o setor anunciante. Como o nome indica, fica a critério do paginador do jornal a colocação do anúncio autorizado para essa categoria.
A página corresponde ao espaço ocupado pela veiculação de um anúncio em Mídia Impressa (Jornal e Revista). O tamanho dos anúncios nos veículos impressos pode ser expresso em frações de página (meia página, por exemplo), página inteira ou mesmo múltiplos das páginas (página dupla, por exemplo).
Amostra de internautas, que aceitam participar de pesquisas, selecionados a partir de critérios estatísticos, que representa o universo a ser pesquisado. Tal metodologia gera dados demográficos do universo pesquisado.
Membros da amostra são recrutados por meio de um convite enviado via email, divulgação de banner, link patrocinado, entre outros.
A amostra é composta por domicílios selecionados aleatoriamente entre aqueles que possuem linha de telefone fixo e computador com acesso à internet. O recrutamento é feito meio de contato telefônico e o painelista, assim que decidir participar, recebe o meter para instalar em seu computador. O painel RDD é utilizado para equilibrar e ponderar o painel online tanto em termos demográficos quanto comportamentais.
Uma relação de mão-dupla – os parceiros partilham seus recursos de modo a trocarem benefícios mútuos e chegarem a objetivos comuns; têm como objetivo integrar a organização com a comunidade, conseguir recursos e dar visibilidade à sua organização.
A participação do segmento expressa a porcentagem de cada um dos targets (ver Targets) no perfil da audiência de determinado programa ou emissora.
Mede a incidência de consumo de determinado produto, serviço ou mídia nos diferentes targets, isto é, nos diferentes agrupamentos da sociedade. Essa avaliação permite verificar em qual target o produto, serviço ou mídia em questão é mais consumido em relação à média geral da população e em relação a outros targets.
Esse índice representa a quantidade de pessoas que leem jornal habitualmente independentemente da frequência. A penetração habitual pode ser expressa em porcentagem sobre o total da população (Penetração Habitual %), ou em números absolutos, ou seja, a quantidade real de pessoas que leem jornal habitualmente.
Um aparelho eletrônico conectado ao televisor que monitora quais programas são vistos e por quem.
O perfil da audiência indica a participação dos targets na audiência total de um evento, ou seja, serve para se analisar qual é o perfil demográfico da audiência de um determinado programa ou emissora. É um índice horizontal, que mostra a distribuição do total da audiência pelas variáveis sexo, classe econômica, faixa etária. Na soma da porcentagem de variáveis complementares, por exemplo, homens e mulheres, o total será sempre 100%.
O perfil de leitura expressa a participação percentual de cada segmento de público no total de leitores habituais de jornal. Assim, por exemplo, podemos verificar qual a porcentagem de mulheres entre os leitores de determinado jornal.
Tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreito vínculo com uma ação, ou com a resolução de um problema coletivo. Nela, os pesquisadores, em conjunto com os participantes representativos da situação ou do problema, envolvem-se de modo cooperativo e participativo. O método visa à resolução de problemas reais e ao aperfeiçoamento das práticas estudadas. As atividades de investigação são simultâneas às de modelagem de instrumentos e de procedimentos e podem gerar conteúdo didático-pedagógico para atividades de ensino e disseminação.
Quando os resultados e custos de um projeto de pesquisa são divididos (parcial ou totalmente) entre um número de clientes.
Pesquisa realizada com internautas onde o questionário é aplicado por meio online.(Exemplo: questionário enviado por email ou disparado em uma janela online – pop-up).
O uso de técnicas de exploração não estruturadas (tais como discussões em grupo ou entrevistas aprofundadas) que são baseadas em amostragem estatisticamente pequena de forma a compreender um problema mais a fundo.
A coleta de grande amostragem (estatisticamente) de dados quantitativos e normalmente alguma forma de análise estatística. A pesquisa quantitativa é muito usada para corroborar os resultados de uma pesquisa qualitativa.
Sigla para “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios”. Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), investiga de forma permanente características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação e outras.
Conteúdos em áudio digital transmitido via podcasting.
É uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS etc.) pela Internet.
Pode ser usado para se referir a duas atividades diferentes. Um pré-teste é quando um questionário é testado em uma amostra pequena (estatisticamente) de entrevistados antes do estudo em larga escala, de forma a identificar quaisquer problemas tais como redação confusa ou o fato do questionário ser muito demorado para responder. Também pode ser usado para se referir à medida inicial (tais como conhecimento da marca ou da publicidade) antes de o tratamento experimental ser realizado e quando medidas subsequentes são realizadas. Neste sentido, um pré-teste também pode ser chamado linha base, benchmark ou pré-onda.
No meio online, o termo refere-se ao título oferecido ao usuário que tiver feito o maior número de check-ins diários em um local. A prefeitura é dada apenas para uma pessoa, e muitos competem para mantê-la ou roubá-la de outro internauta.
Pesquisa que visa determinar como a demanda por um produto ou serviço pode variar com alterações no preço.
Produtos visualizados após a efetivação da compra pelo usuário. Um produto é considerado comprado a partir da geração do código do pedido.
Conjunto de projetos sociais a serem executados, para os quais há recursos específicos. No programa social, agrupam-se projetos que se assemelham em termos de objetivos ou áreas de atuação.
Trabalho realizado com prazo determinado e recursos estabelecidos previamente, como tempo, dinheiro, equipamento e pessoas.
O número total de entrevistas a serem realizadas pela empresa de coleta de dados. As quotas também podem ser definidas pelo mercado, produto, por entrevistador ou por rotação etc.
O uso de possibilidades aleatórias para designar unidades experimentais a tratamentos diferentes.
Um tipo de escala comparativa na qual os entrevistados são apresentados a um conjunto de objetos e têm de fazer a classificação em primeiro, segundo, terceiro etc., de acordo com um critério. Cada classificação é usada uma vez só.
Um procedimento usado para avaliar um conceito, produto, publicidade etc., onde os entrevistados devem selecionar uma resposta de uma escala para indicar a classificação de sua opinião.
Uma ligação telefônica repetida a um entrevistado em potencial para ver se pode participar de uma pesquisa.
Um tipo de pós-teste que investiga a capacidade de os entrevistados lembrarem de algo que leram, ouviram ou viram. As medidas de recordação podem ser com ou sem o uso de um material de estímulo.
URL que o internauta estava imediatamente antes de acessar um site monitorado. É contabilizado no primeiro acesso de cada visitante único.
Sigla que representa a expressão em inglês: “return over investment”. Em português: “retorno sobre investimento”.
O feed RSS é uma “programação” que permite que os internautas recebam atualizações de conteúdo dos sites de sua preferência sem a necessidade de visitá-los.
Um valor numérico designado para uma resposta ou observação.
O processo de dividir mercados em grupos de consumidores que são similares entre si, mas diferentes de consumidores de outros grupos.
Corresponde ao tempo ocupado pela veiculação de comerciais em Mídia Eletrônica (Televisão, e Rádio).
A teoria de sinais e símbolos na linguagem e os significados que eles transmitem. É usado em pesquisa para identificar e avaliar o verdadeiro significado por trás das respostas linguísticas de clientes, para decodificar sua estrutura cultural de referência e comportamental. Utiliza técnicas especializadas para suplantar problemas de respostas condicionadas ou esperadas (Normas de Grupos Sociais) e fornece uma profunda compreensão das motivações dos consumidores.
Maior nível de agrupamento e denominação de uma atividade econômica. Exemplo: setor de alimentos, setor de telecomunicações etc.
Parcela de participação de determinado site, marca ou produto diante do total medido.
Até onde uma marca em particular será lembrada em relação a uma categoria específica de produto.
Nas redes sociais, o Share of Voice representa a participação de cada canal/marca nas discussões sobre determinado tema.
Associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada. Situação em que o todo é maior que a soma das partes.
É um modelo de game desenvolvido exclusivamente para as redes sociais. (Ex: Farmville, Colheita Feliz, Casttleville ).
O termo inglês stakeholder designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização e cujas decisões e atuações possam afetar, direta ou indiretamente, essa outra organização. Estão incluídos nos stackeholders os funcionários, gestores, proprietários, fornecedores, clientes, credores, Estado (enquanto entidade fiscal e reguladora), sindicatos e diversas outras pessoas ou entidades que se relacionam com a empresa.
É a técnica que utiliza as histórias e narrativas como instrumento de comunicação e educação.
Divisões menores de conteúdo dentro das diferentes categorias, definidos para padronizar sua medição. (Exemplo: dentro da categoria “entretenimento”, podem haver as sub-categorias “vídeos”, “humor” etc.)
Envolve um grande número (estatisticamente) de entrevistados, utilizando-se questionários pré-estabelecidos.
Quando os resultados e custos de um projeto de pesquisa são divididos (parcial ou totalmente) entre um número de clientes.
Uma contagem de frequência de cada resposta dada a perguntas.
Linha de código (programação) colocada em um site, banner, vídeo ou página online para marcar o computador que acessar tal conteúdo.
Toda comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita de um produto ou serviço. Esse público potencialmente consumidor é chamado público-alvo/Target, que normalmente correspondem a agrupamentos da população com características sócio-demográficas semelhantes, como, por exemplo, classe econômica, sexo e idade. Definir qual é esse público para o qual a comunicação deve ser dirigida é fundamental. É a partir dessa definição que são feitas as escolhas dos meios e veículos de comunicação mais adequados para transmitir a mensagem.
Resultado da divisão do número de produtos comprados pelo número de visitantes únicos em determinado período de análise.
Uma entrevista na qual são perguntadas questões para os entrevistados via telefone. Entrevistas por telefone são normalmente realizadas de uma instalação central de entrevistas por telefone.
É o tempo médio que cada telespectador investe assistindo a uma emissora, faixa horária ou programa.
Tempo total, em horas ou minutos, que os internautas passaram conectados a determinado conteúdo na internet, dentro do período analisado.
Valor médio de todas as vendas de um site de comércio eletrônico em determinado período.
Total de tempo gasto de cada visitante único no acesso a determinado conteúdo na internet, dentro do período analisado.
Duração média de cada visita por visitante único em determinado conteúdo na internet, dentro do período analisado.
Classificação dos diferentes formatos de comercialização do espaço publicitário (vinheta, chamada, top, normal etc).
Uma medida de quão rapidamente o nome de uma marca ou conceito vem à mente do entrevistado. É a primeira resposta a questões relativas a conhecimento de uma marca, sem ajuda.
Porcentagem de indivíduos ou domicílios que assistem a televisão num determinado momento, independentemente da emissora.
População brasileira com 2+ anos.
Uma técnica de pesquisa que visa descrever como os consumidores tomam decisões complexas, assumindo que as decisões são baseadas em um número de fatores considerados em conjunto (por isso o nome) e como trocam alguns fatores por outros. A técnica requer que os participantes escolham um número limitado de atributos de uma seleção fornecendo uma indicação da importância de atributos em particular.
É a técnica de transmitir mensagens, temas ou histórias por meio de diferentes plataformas de mídia.
Na linguagem da internet, os trolls ou trolladores são pessoas que entram em conversas online com um único objetivo: causar desordem e discórdia. Geralmente são anônimos e não prolongam a discussão.
Total de visitantes únicos que acessaram somente um ou outro(s) site(s) dentro de uma análise.
Número de “navegadores únicos” que visualizaram um determinado site ou peça publicitária.
Métrica em que cada internauta é contado apenas uma vez a cada período determinado ao acessar um conteúdo online.
O Universo é a população base de uma pesquisa, o conjunto de pessoas que deve ser representada nos resultados estatísticos da pesquisa realizada. São indivíduos nos quais se consideram uma ou mais características em comum e que são estudados estatisticamente. Por exemplo, o Universo de uma pesquisa de audiência na Região Metropolitana de São Paulo é de 16.498.698 indivíduos e o Universo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é de 9.767.363 indivíduos.
Endereço de página online ou website. (Exemplo: www.kantaribopemedia.com).
Nome do comercial. Tem como objetivo auxiliar a identificação do comercial veiculado no trabalho de fiscalização.
Sessão de navegação em um determinado site.
Produtos visualizados em áreas de destaque, como home do site de comércio eletrônico, das categorias ou busca. São considerados produtos em vitrine aqueles divulgados com a seguinte estrutura: “nome” + “descrição” + “imagem” + “preço”.
Uma única mala direta ou entrevistas em grupo realizadas quase ao mesmo tempo. Um estudo de pesquisa ou levantamento pode incluir várias ondas.
Coleta e medição de dados de Internet a partir de tags. Através da metodologia census permite quantificar 100% dos acessos e trabalhá-los em diferentes métricas. Não gera dados demográficos.
São pequenos aplicativos que podem ser encontrados nos smartphones, navegadores de internet, desktop de computadores etc. Os widgets mais comuns são aqueles que informam o clima, a hora e a cotação de moedas.