Releases

IBOPE Media e Twitter lançam solução que traz métricas de engajamento para o universo de audiência de TV

MW ITTR agrega as variáveis do microblog no software de medição de audiência de televisão

Em continuidade à parceria anunciada no ano passado, o IBOPE Media e Twitter lançam a segunda solução do IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR), o MW ITTR. A solução permite obter informações sobre o nível de engajamento dos telespectadores com os programas, assim como a repercussão de suas mensagens no ambiente online.

O MW ITTR oferece quatro novas métricas: número de tweets por autor, que indica a quantidade média de tweets que cada autor publicou sobre o programa; frequência de tweets, número médio de vezes em que um tweet sobre determinado programa foi visto; índice de influência, que indica a quantidade média de pessoas que cada autor alcançou com tweets sobre o programa; e telespectadores engajados, que indica quantas pessoas, a cada 1.000 que assistiram ao programa na TV, possivelmente twittaram sobre ele no momento de sua exibição.

Além das variáveis citadas, o MW ITTR contempla ainda as quatro métricas disponibilizadas anteriormente no Public ITTR, primeiro fruto da parceria entre as duas empresas. Lançado em dezembro de 2014, o ranking mostra semanalmente as 10 exibições com maior número de impressões reais, – métrica exclusiva desta parceria, que contabiliza a quantidade de vezes em que os tweets sobre um programa foram efetivamente visualizados.

“O IBOPE Media tem a expertise de mensurar a audiência e o comportamento de consumo dos meios, enquanto o Twitter se consolidou como uma plataforma de discussão sobre o conteúdo televisivo. A partir desta troca de experiências foram criados índices que aproximam os conceitos de engajamento online aos de audiência televisiva, oferecendo para agências, anunciantes e emissoras uma visão mais precisa deste fenômeno”, afirma Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do IBOPE Media. “A partir desta ferramenta serão desenvolvidos diversos estudos analíticos, para aprofundar a compreensão do impacto das interações online, no consumo de televisão e vice-versa”, complementa a executiva.

“O Twitter mostra sua força e rapidez nas conversas sem filtros e ao vivo gerada pela programação televisiva. O IBOPE Twitter TV Ratings traz mais uma ferramenta para que o mercado consiga mensurar este impacto e aproveitar todas as possibilidades que surgem quando os produtores de conteúdo e os anunciantes podem interagir com sua audiência em tempo real”, disse Carlos Moreira Jr, diretor de parcerias de mídia para Twitter na América Latina.

Todas as métricas do MW ITTR serão comercializadas para clientes de audiência do IBOPE Media. Ainda neste semestre, será lançado o ITTR Premium, que mapeia a interação do usuário do Twitter com os conteúdos televisivos, comtemplando análises mais detalhadas, como minuto-a-minuto, hashtags mais utilizadas, autores mais influentes e principais mensagens sobre os programas de TV. A parceria também prevê uma quarta solução, o Real Time ITTR, que reportará, em tempo real, a repercussão no Twitter junto à audiência televisiva.

Sobre o IBOPE Media
Maior empresa de pesquisa de mídia na América Latina, o IBOPE Media oferece soluções em audiência, investimento publicitário e planejamento de campanhas. Há 72 anos, a empresa disponibiliza informações fundamentais para a tomada de decisão nos negócios de mídia e se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas. O IBOPE Media emprega aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 16 países na América Latina e um escritório em Miami (EUA). Acesse www.ibopemedia.com para mais informações.