Releases

IBOPE Repucom mostra quais jogadores brasileiros mais influenciam os torcedores

Depois de Neymar e do técnico Luiz Felipe Scolari, David Luiz é o jogador da Seleção Brasileira que mais exerce influência sobre os torcedores. De acordo com dados do IBOPE Repucom, o jogador se destaca com a nota 72,70, seguido por Fred, Júlio César e Dani Alves.

Depois de Neymar e do técnico Luiz Felipe Scolari, David Luiz é o jogador da Seleção Brasileira que mais exerce influência sobre os torcedores. De acordo com dados do IBOPE Repucom, o jogador se destaca com a nota 72,70, seguido por Fred, Júlio César e Dani Alves.

Para chegar ao resultado foram usados dados do Celebrity DBI, pesquisa que mensura as percepções da população sobre celebridades e atletas em vários países.

O estudo incluiu, ainda, os jogadores Fred, Julio Cesar, Daniel Alves, Oscar, Paulinho, Thiago Silva, Hulk e Marcelo.

REPUCOM1106

Recentemente, o IBOPE Repucom divulgou outro estudo mostrando quais eram os nomes mais conhecidos da equipe brasileira. O primeiro colocado foi Felipão (média de 98,58), seguido por Neymar (97,76) e Julio César (89,46).

Neymar, porém, se destacava com as maiores notas em cinco dos oito atributos pesquisados, registrando, por exemplo, 81,32 pontos no item aspiracional, que mede o quanto se quer ser ou atuar como ele.

“O esporte e as personalidades relacionadas ao tema estão sempre em alta no Brasil. A participação do futebol cresceu muito na mídia e quando analisamos os nomes dos jogadores, especificamente, a proximidade com o Mundial de Futebol e a ainda a repercussão de eventos anteriores tornam os jogadores ainda mais conhecidos”, explica José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

Com relação à participação dos atletas em comerciais na TV aberta, a pesquisa EasyCelebridade – que monitora a aparição de celebridades na TV aberta – apontou que Neymar foi o campeão em aparições em maio na Grande São Paulo. O jogador lidera o ranking com mais de 800 aparições representando sete marcas de diferentes categorias, como desodorantes, telefonia, higiene pessoal e sorvetes. O ex-jogador Raí aparece na segunda posição, com 545 aparições.

O técnico Luiz Felipe Scolari atingiu aproximadamente90 aparições representando três anunciantes dos setores bebidas, supermercados e varejo montadora.

Entre os jogadores, Fred é o terceiro em número de aparições em maio na Grande São Paulo, com 35 aparições em comerciais de uma loja de departamento. David Luis teve mais de 20 aparições representando marcas do mercado financeiro e de telefonia móvel.

Metodologia
Com base em uma amostra com representatividade nacional em cada país em que o IBOPE REPUCOM atua, os participantes da pesquisa respondem a perguntas-padrão sobre uma lista de personalidades. No Brasil, a amostragem conta com seis mil pessoas, com idades entre 16 e 69 anos, que avaliam cerca de 300 celebridades brasileiras e 300 globais, entre atores, esportistas, músicos e políticos. No mundo, são avaliados mais de 5 mil nomes.

Os resultados do estudo classificam os nomes pesquisados a partir de notas de 0 a 100, em oito atributos-chave: appeal, aspiration, awareness, breakthrough, endorsement, influence, trend-setter e trust.

Sobre o IBOPE REPUCOM
Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE Repucom oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.

Siga-nos no Twitter: @IBOPEMedia