Notícias

Kantar IBOPE Media e Grupo de Mídia lançam o Media Compass, novo estudo sobre o volume total de investimento do mercado publicitário brasileiro

Levantamento mostrará quanto a indústria movimenta e fatura com publicidade no Brasil

Com o objetivo de oferecer ao mercado publicitário dados que contribuam ainda mais para fundamentar suas decisões baseadas na performance da indústria, a Kantar IBOPE Media e o Grupo de Mídia se uniram para lançar o Media Compass –  um levantamento do volume total de investimento em publicidade no Brasil. O projeto conta, ainda, com o apoio da ABAP e do Grupo Meio & Mensagem.

“Com acesso aos dados do Media Compass, agências e anunciantes podem compreender como está a divisão dos investimentos entre os meios e, com base nessa informação, determinar qual será a estratégia e distribuição de sua verba de mídia, podendo seguir ou não a tendência do mercado. Já os veículos conseguem avaliar como está a divisão das verbas de mídia pelos anunciantes, além de traçar estratégias para alcançar maior participação de mercado no contexto do investimento publicitário”, afirma Rita Romero, diretora de Monitor da Kantar IBOPE Media.

O Media Compass divulgará trimestralmente uma estimativa do total de investimento publicitário no mercado brasileiro e a participação dos meios neste total. Anualmente, o Meio & Mensagem publicará análises de investimentos líquidos por setor, categoria, anunciante e de agências.

“O Media Compass é fruto da parceria da Kantar IBOPE Media com as agências de propaganda na busca da melhor informação possível sobre o total do investimento em mídia no Brasil, de maneira independente e focada na evolução técnica do mercado de mídia brasileiro. O projeto também reforça o compromisso perene do Grupo de Mídia de SP em promover e qualificar ainda mais a técnica de mídia no país”, reforça Daniel Chalfon, presidente do Grupo de Mídia de SP.

Para se chegar a uma estimativa do quanto, em dinheiro, essa indústria movimenta no Brasil, serão usados como base os números totais de investimento publicitário bruto levantados pela Kantar IBOPE Media (valor da tabela cheia dos veículos) a partir do monitoramento da publicidade exibida nos principais meios e veículos do país. Sobre esses dados, será aplicado um fator de redução por meio, fornecido pelo Grupo de Mídia a partir de informações cedidas pelas principais agências de propaganda do mercado brasileiro. Essa redução corresponde à média de desconto concedida pelos veículos de cada meio aos anunciantes.

Por meio da solução Monitor Evolution, a Kantar IBOPE Media acompanha a exibição de anúncios em mais de 600 veículos no Brasil, nos meios TV aberta, TV paga, rádio, jornal, revista, cinema e out-of-home (mobiliário urbano e outdoor), além de formatos digitais (display e search).

Clique aqui para acessar os dados de 2015.

Critérios para elaboração dos rankings

Para que os rankings e valores reportados reflitam com maior precisão os investimentos realizados em mídia, são desconsideradas dos rankings as verbas de anunciantes e categorias de produtos que, em virtude de sua característica ou por pertencerem a grupos de comunicação, ocupam espaços publicitários embora sem o efetivo investimento pela mídia ocupada. 

Com base nessa característica, são excluídos os investimentos de anunciantes presentes na categoria Campanhas Beneficentes e Sociais (associações, entidades e fundações beneficentes, ONGs e campanhas sociais no geral), veículos de comunicação em geral (anúncios de veículos em outros meios, como canais de TV por assinatura, assinatura de jornal, revista etc.), e empresas pertencentes a um grupo de comunicação que destinam mais de 90% de sua verba em veículos do próprio grupo.