Releases

Marcas de chocolate investiram 27% a mais em publicidade na televisão nessa Páscoa

Anunciantes veicularam 11 mil comerciais no mês que antecedeu o feriado, atingindo 51 milhões de pessoas no período

Entre 5 de março e 5 de abril, as marcas de chocolate investiram R$ 108,4 milhões em publicidade na televisão, o que significa um incremento de 27% com relação ao período que antecedeu a Páscoa no ano passado.

Os dados são do VideoTrack, solução do IBOPE Media que permite a análise da eficiência das campanhas em televisão considerando os resultados de alcance (número de pessoas atingidas) e de frequência (quantas vezes, em média, cada pessoa assistiu ao comercial). O levantamento foi realizado em 10 mercados* e identificou 12 anunciantes da categoria de chocolates no período monitorado.

O número de inserções destas marcas também aumentou significativamente (27%), atingindo 11 mil veiculações em um mês. Esta estratégia da indústria possibilitou que cada indivíduo assistisse, em média, a 52 comerciais de chocolate e atingiu mais de 51 milhões de pessoas.

“Mesmo com a economia estagnada, as datas comemorativas trazem uma oportunidade única para o resultado nas vendas de algumas categorias de produtos e o que vimos foi um acréscimo no esforço de comunicação em relação ao ano anterior”, afirma Rita Romero, diretora executiva do Monitor.

Entre os mercados com maior volume de investimento neste período, São Paulo concentrou 44% da verba em TV, seguido por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Salvador, Brasília, Recife e Fortaleza.

Chcolates 1

Quando comparamos o percentual de investimento da categoria na praça em relação ao percentual de investimento total realizado nestes mercados no período monitorado, identificamos as praças em que o esforço de comunicação foi maior que a média total do mercado. Entretanto, quando comparamos com a afinidade que estes mercados possuem no consumo de chocolates entre os telespectadores nos últimos sete dias, identificamos os mercados com maior potencial de investimento em TV. Neste aspecto, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília e Belo Horizonte demandam de mais esforços de comunicação em TV, se considerada a média de consumo da categoria.

Chocolates 2

Já entre os anunciantes, o que mais investiu em televisão no período foi a Cacau Show, seguida pela Nestlé, Garoto, Ferrero e Masterfoods.

Chocolates 3

* Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
**A pesquisa Target Group Index ouviu 20.736 pessoas entre agosto de 2013 e agosto de 2014 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Sobre o IBOPE Media

Maior empresa de pesquisa de mídia na América Latina, o IBOPE Media oferece soluções em audiência, investimento publicitário e planejamento de campanhas. Há 72 anos, a empresa disponibiliza informações fundamentais para a tomada de decisão nos negócios de mídia e se renova constantemente para retratar a evolução do consumo dos meios, em diferentes plataformas.

O IBOPE Media emprega aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 16 países na América Latina e um escritório em Miami (EUA). Acesse www.ibopemedia.com para mais informações.