Artigos & Papers

Os desafios da nova era do planejamento de mídia

No atual momento do nosso mercado, os profissionais de comunicação são impactados todos os dias por novos conceitos. As transformações, causadas por uma verdadeira revolução no consumo dos meios, fazem com que seja necessário saber não somente como e onde os consumidores estão se informando e se entretendo, mas também como despertar o seu interesse pelas marcas e produtos a fim de promover um relacionamento perene entre eles.

Sabemos, por exemplo, que os consumidores são impactados cerca de 1800 vezes por mensagens publicitárias na televisão em um mês. O desafio do mídia é conhecer seu público e encontrar o melhor canal e momento para fazer com que sua campanha se destaque e engaje o consumidor diante dessa imensa concorrência.

Para tanto, é preciso se reinventar em busca das melhores alternativas e oportunidades para esse engajamento. Sem dúvida, um dos profissionais mais impactados por esse cenário em constante evolução é o mídia, que para obter bons resultados, precisa entender e saber lidar com diferentes canais e formatos publicitários, conquistando um público cada vez mais complexo e segmentado. Assim, esse profissional deve estar sempre à procura de novas soluções, que facilitem desde o planejamento até a avaliação completa dos resultados de suas campanhas.

Uma pesquisa recente que realizamos com os nossos clientes mostrou, que para 74% deles, a importância da medição de audiência dos meios é alta em qualquer tomada de decisão. Além disso, 84% dos entrevistados afirmaram que gostariam de investir mais tempo em análises. Para eles, portanto, receber dados rapidamente, previamente analisados e em maior quantidade são determinantes para o processo de decisão.

Para atender a esse novo consumo de mídia, estabelecemos nossos desafios para a entrega e análises de dados a partir de três pilares – aferição, qualificação e eficiência -, que são a base das soluções utilizadas no dia a dia do planejamento de mídia.

A aferição tem como objetivo entender e registrar o consumo dos meios nas diversas plataformas, momentos e lugares. Ela é a régua para a definição dos perfis de consumo e desempenho de cada um dos veículos monitorados. Para tanto, investimos no desenvolvimento de tecnologias que reportarão o Time Shift Viewing (TSV) e devices, como celular, tablet e PCs, agregados às medições regulares.

O pilar da qualificação oferece soluções essenciais para que o mídia possa traçar novas estratégias com base no entendimento profundo do comportamento do consumidor. Neste sentido, oferecemos soluções que permitem a análise da audiência por targets comportamentais, métricas de alcance das conversas relacionadas à TV nas redes sociais e análise de conteúdo de publicidade.

Por fim, as soluções do pilar eficiência têm como objetivo fechar o ciclo das campanhas de mídia, entendendo seu desempenho frente à concorrência, avaliada por meio de métricas como GRP, BRP (behavior rating point), alcance e frequência, e o impacto no comportamento de compra do target, medindo o ROI de cada campanha.

Diante desse contexto, soluções integradas, que acompanham as rápidas transformações tecnológicas, midiáticas e de perfis dos consumidores são essenciais para os mídias entenderem seus atuais desafios e se prepararem para as muitas mudanças que ainda estão por vir.