Releases

Produtos de beleza alavancam investimentos publicitários no setor de Higiene Pessoal e Beleza de janeiro a setembro de 2015

De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, as categorias de produtos de beleza apresentaram um desempenho superior aos investimentos publicitários em higiene e cuidados básicos, impulsionando o setor de Higiene Pessoal e Beleza, de janeiro a setembro deste ano.

O estudo da Kantar IBOPE Media, que monitora os investimentos publicitários nos principais meios de comunicação do país, também apontou que a categoria de tratamento para pele do rosto obteve um crescimento de 70% nos investimentos em mídia em relação ao mesmo período de 2014, enquanto que a de tratamento para pele do corpo cresceu 41% no período. Ambas representam 21% dos investimentos realizados pelo setor de higiene pessoal e beleza.

Outra categoria que se destacou positivamente, segundo o levantamento da Kantar IBOPE Media, foi a de colônias e perfumes, com 20% de crescimento, e a de maquiagem, com um aumento de 12% no período em relação ao ano anterior.

Já a categoria com maior volume de investimento no setor, a de higiene e beleza capilar, apresentou uma queda de 12% em sua verba, totalizando no período R$ 1,3 bilhão de investimentos em mídia.

A categoria de desodorantes, segunda em volume de investimento no setor, também apresentou uma pequena retração em seus números, de 4% do período. As categorias de higiene bucal, de sabonetes e espumas de banho e de shampoo e condicionador também apresentaram resultados inferiores aos de 2014. As 10 maiores categorias representaram 89% do investimento total do setor no período.

Veja mais detalhes na tabela abaixo:

Higiene Pessoal e Beleza 1

Grande parte da verba do setor (75%) foi destinada para a TV aberta. O formato que apresentou maior crescimento no período foi o merchandising, muito utilizado pelos anunciantes do setor. Entre janeiro e setembro de 2015, o setor destinou R$ 744 milhões de investimentos em merchandising, um crescimento de 36% em relação ao ano anterior.

Dentre os tipos mais usados pelos anunciantes, o destaque foi a ação comercial, formato mais tradicional de merchandising em TV, com mais de 1.400 ações realizadas pela indústria da beleza no período monitorado.

Higiene Pessoal e Beleza 2

Mais da metade dos investimentos do setor em merchandising foi destinada para programas de auditório, que concentram 51% do total da verba dos anunciantes, seguidos pelos gêneros reality show, feminino, game show e show.

Higiene Pessoal e Beleza 3

Sobre a Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media é líder de pesquisa de mídia na América Latina e, após a aquisição em 2015, faz parte da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia, fornecendo aos clientes informações importantes para a tomada de decisões sobre todos os aspectos da medição, monitoramento e planejamento de mídia. Parte do grupo Kantar, a empresa fornece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia.