Notícias

Rock in Rio mobiliza milhões nas redes sociais e na TV

Levantamento da Kantar IBOPE Media e do IBOPE Repucom apresenta a repercussão do festival e traz insights sobre o sucesso das divas brasileiras

 

São Paulo, 9 de outubro de 2019 – A música emociona, une pessoas e ultrapassa barreiras. Prova disso é o sucesso que as transmissões dos shows das bandas da edição do Rock in Rio 2019 causaram não só na TV como também nas redes sociais. A transmissão do festival alcançou mais de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo e na Grande Rio de Janeiro, segundo levantamento da Kantar IBOPE Media.

No Twitter, para o evento como um todo, foi identificada uma média diária de 200 mil autores únicos tuitando sobre o tema, o que gerou mais de 756 milhões de impressões (vezes que um tuíte foi visualizado na plataforma). Os likes somaram mais de 12 milhões e os sentimentos positivos representam 26,6%, liderados por Admiração, com 20,7%.

As 3 palavras mais comentadas foram rock, rockinrio e show, sendo o sábado, 28, o mais popular entre os tuiteiros. As mulheres lideraram os tuítes com 57% da participação. As cidades onde mais se originaram os posts foram Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Rihanna é você? – Entre as atrações mais comentadas do primeiro fim de semana de festival no Twitter, o rapper Drake desponta, seguido por Jessie J e Bon Jovi. O pico de tuítes aconteceu às 23h53, do dia 27, quando os telespectadores elogiaram a decisão do canal Multishow de transmitir o show da cantora Rihanna no lugar da participação ao vivo de Drake.

Já no segundo fim de semana, a campeã de comentários foi Anitta, seguida por Pink e pela banda Panic! at the Disco. A cantora Pink sobrevoando a plateia durante seu show, às 1h59 de domingo, 6, foi o pico de tuítes.

As análises da página oficial do evento no Facebook indicam 123.674 comentários, que somaram mais de 2 milhões de reações e 109 mil compartilhamentos. No Instagram os likes somaram mais de 6 milhões e 141.518 comentários. Todos os dados são do Kantar Social TV Ratings.

Divas brasucas – Com legiões de fãs e carreiras consolidadas, as cantoras brasileiras Anitta, Ludmilla e Ivete Sangalo levaram milhares de pessoas ao festival e fizeram outras milhões dançarem, cantarem (e comentarem) seus sucessos. Insights do Celeb Score, solução do IBOPE Repucom que avalia o nível de conhecimento e interesse dos brasileiros por centenas de celebridades nacionais e internacionais, indicam o tamanho do sucesso das divas brasileiras.

A veterana de Rock in Rio, Ivete Sangalo, que já participou inclusive da edição do evento em Lisboa, é conhecida por 98% dos internautas brasileiros com 16 anos ou mais. Entre os que a conhecem e a avaliaram no estudo, a média no atributo ‘carismática’ é de 82 pontos, 77 pontos em ‘conectada’, 71 em ‘admiração’ e 87 em ‘bem-sucedida’.

Anitta, que sempre sonhou em participar do Rock in Rio e realizou seu desejo em grande estilo no palco Mundo, é conhecida por 95% dos internautas pesquisados. Entre os que a conhecem e a avaliaram no Celeb Score, a média no atributo ‘carismática’ é de 67 pontos, 76 pontos em ‘conectada’, 56 em ‘admiração’ e 80 em ‘bem-sucedida’.

Já Ludmilla, que se apresentou no Palco Sunset e fez o público participar de um autêntico baile funk, é conhecida por 89% dos internautas brasileiros. Entre os que a conhecem e a avaliaram na solução do IBOPE Repucom, a média no atributo ‘carismática’ é de 59 pontos, 69 pontos em ‘conectada’, 51 em ‘admiração’ e 73 em ‘bem-sucedida’.

 

Fonte: MW GSP GRJ FUSO TR Premium e PV Premium – TV aberta + PayTV / KANTAR SOCIAL TV RATINGS – 27/09 a 29/09 e de 03/10 a 06/10; ¹ dados extraídos da página oficial do evento / Celeb Score – pesquisa de avaliação de conhecimento, nível de interesse, avaliação de atributos e afinidades das celebridades com segmentos de mercado. Duas mil entrevistas a cada onde do estudo com representatividade nacional do universo de internautas brasileiros com 16 anos ou mais das cinco regiões do País. Informações utilizadas: Awareness (nível de conhecimento); Atributo: “Carismática”; Atributo: “Conectada”; Atributo: “Admiração”; Atributo: “Bem-sucedida”.
Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.