Notícias

Saiba como foi 2018 e como será 2019 pelo olhar da Kantar IBOPE Media

Estudo sobre mercado publicitário mostra crescimento de 36% no número de anunciantes, entrada de novas marcas e a influência de grandes eventos.

São Paulo, 6 de maio de 2019 – Muitos acreditavam que 2018 seria um ano de retração. Para surpresa de alguns, o PIB cresceu pelo segundo período consecutivo e o mercado publicitário surfou na onda de positivismo e apresentou aumento no número de anunciantes. De acordo com o estudo Retrospectiva e Perspectivas, da Kantar IBOPE Media, o aumento foi de 36% e mais de 54 mil marcas invadiram os espaços publicitários.

Os setores que mais destinaram investimentos para compra de mídia foram Comércio, Serviços, Financeiro, Higiene Pessoal e Beleza e Farmacêutico, sendo que 85% dos novos anunciantes atuam nos segmentos de Serviços, Comércio, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e Imobiliário. A categoria de Eventos Sociais e Culturais liderou a presença de novas marcas, com mais de 8 mil produções artísticas promovidas em 2018, com forte contribuição regional.

O ano passado contou com a Copa do Mundo, que tradicionalmente impulsiona a compra de mídia e gera uma disputa acirrada pela exposição das marcas; e as eleições, reduzem os espaços publicitários nos meios de comunicação em função das propagandas e do horário eleitoral. Ainda assim, a tendência se manteve e o segundo semestre teve o maior volume de investimentos. Contrariando a tradição, 2019 pode inverter esse cenário e ter mais espaços ocupados em mídia no primeiro semestre, já que dois importantes eventos estão confirmados: a transmissão da Copa do Mundo Feminina e a Copa América.

Se passarmos uma lupa somente no evento Copa do Mundo, 57 novas campanhas foram criadas para a TV paga, com 51% do investimento vindo do setor de Serviços, seguido pelos setores Financeiro e Telecomunicações. Já na TV Aberta, durante a Copa do Mundo foram criadas 83 campanhas, com 45% do investimento vindo do Comércio, seguido pelos setores de Higiene Pessoal e Beleza, Telecomunicações e Alimentos. A Copa contribuiu para o crescimento de 10% do GAV (valores publicitário brutos, desconsiderando descontos e negociações), se comparado ao mesmo período no ano anterior.

A compra de mídia nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media, baseados em seu preço de vendas antes de qualquer redução resultante de descontos negociados, movimentou o equivalente a R$147 bilhões em 2018. Em relação ao desempenho dos meios, a TV concentrou 71% dos investimentos considerando TV aberta, TV por assinatura e merchandising. Os meios jornal e rádio mantiveram, respectivamente, a segunda e terceira posição.

Observando o desempenho dos indicadores econômicos e a evolução da compra de espaço publicitário nos últimos dez anos, percebe-se que o mercado de mídia tem resultado superior ao da economia como um todo, sendo que 2018 apresentou o maior crescimento dos últimos cinco anos.

Por fim, o estudo também mostrou a entrada de novos anunciantes e marcas. Nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media foram identificados um total de 34.789 novos anunciantes, representando 36% a mais de empresas nos espaços publicitários em 2018. O ano registrou 8 milhões de inserções a mais que o mesmo período do ano anterior, sendo que os mais de 34 mil novos anunciantes foram responsáveis por quase ¼ do crescimento, ou seja, 2 milhões de inserções, contribuição importante para o crescimento de espaços de mídia. Leia o estudo na íntegra no site da Kantar IBOPE Media.

Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.