Notícias

SKO e Kantar Media lançam índices diários de audiência de TV Online na Holanda

Holanda passa a ser o primeiro país a ter dados diários de audiência de TV online

A Stichting KijkOnderzoek (SKO), agência responsável pelo monitoramento e reporte de audiência na Holanda, em parceria com os cientistas de dados da Kantar Media, passou a oferecer – de forma inédita no mundo – índices diários de audiência de TV online ao mercado.

Os índices, disponibilizados desde o início deste ano, trazem, inicialmente, dados dos programas de TV das emissoras NPO, RTL Netherlands e SBS Broadcasting. Além dos dados regulares de audiência, os índices expandidos permitem que anunciantes, agências e emissoras monitorem e monetizem o alcance on-line e também o comportamento de visualização dos públicos de programas de TV on-line.

No lançamento da nova medição, Bas de Vos, diretor executivo da SKO, falou sobre o pioneirismo da iniciativa e a importância da parceria com a Kantar IBOPE Media. “Temos orgulho de poder oferecer ao mercado os insights necessários para um entendimento ainda maior de seu público. A experiência da Kantar Media com métodos de medição híbridos nos permitiu criar, desenvolver e implementar um modelo de integração de dados avançado, que atende às necessidades dos nossos membros”, explicou o diretor.

“Estamos muito felizes por alcançar esse importante marco com a SKO”, completou Richard Asquith, CEO global de Audience Intelligence da Kantar Media, adiantando também novos passos do trabalho da empresa. “Além de gerar índices diários que medem o consumo de TV on-line, os cientistas de dados da Kantar Media estão unindo os índices de audiência existentes a dados de uso on-line para criar uma audiência de vídeo total (Total Video). Essa medição inovadora fornecerá uma visão holística do consumo de vídeo entre plataformas para todos os grupos demográficos”, revela o CEO. A audiência Total Video incluirá programas e comerciais. A SKO espera fornecer todos os elementos restantes ao mercado ainda este ano.

O lançamento dos índices de audiência da TV online é a primeira fase do Video Data Integration Model da SKO, que integra fontes de dados sobre toda a visualização de programas de televisão online e de comerciais (os comerciais on-line serão incluídos nos próximos meses).

Para Michel van der Voort, diretor executivo da SPOT, agência de marketing das redes de TV holandesas, a SKO se mostra preparada para os desafios do novo cenário de mídia. “O consumo de vídeo em diferentes dispositivos cresce na Holanda conforme a participação online aumenta. Agora, a SKO oferece medições de vídeo on-line, permitindo que as emissoras gerem receita em todas as telas. Temos orgulho de ser o primeiro país do mundo a fornecer números de visualização em nível tão detalhado”, afirma o executivo.

Nicole Engels, gerente de pesquisa de audiência da NPO, também falou sobre a as melhorias trazidas pelo uso dos novos índices. “Agora, temos insights melhores e mais detalhados sobre o uso do conteúdo da PSB em todas as telas, especialmente em relação ao comportamento de visualização dos públicos mais jovens”.

A ampla experiência da Kantar Media com métodos de medição híbridos, reconhecida pela SKO, acompanha uma série de renovações de serviço e compromissos nos últimos meses. Entre eles, serviços de medição na Tailândia e na Dinamarca, onde a empresa de pesquisa medirá e fornecerá dados de TV em diferentes plataformas e dispositivos.