Notícias

Target Group Index completa 15 anos na América Latina e traz inovações

Clusters predefinidos, soluções para mercados locais, planejamento estratégico de multimeios e cruzamento de dados de comportamento com audiência de internet estão entre as novidades

O mais completo estudo sobre os hábitos de consumo e multimeios do IBOPE Media, o Target Group Index, chega aos 15 anos de atuação na América Latina e, para acompanhar às demandas do mercado, apresenta novas soluções que contribuirão para uma estratégia de mídia ainda mais eficiente.

“Por meio de uma parceria consolidada com os clientes e mercado, nos últimos 15 anos, o Target Group Index tem evoluído e acompanhado as principais transformações da sociedade e consumo dos meios. Além de uma atualização constante das informações de marcas e veículos, o estudo foi gradativamente ampliado retratando as principais tendências de consumo seja, por exemplo, com a inclusão de novas categorias de produtos, novas frases comportamentais ou novos módulos de análise”, afirma Melissa Vogel, diretora executiva de Multimídia para Brasil e América Latina do IBOPE Media.

E, a fim de oferecer uma visão diferenciada das características comportamentais de grupos e perfis de indivíduos, o IBOPE Media apresenta uma segmentação exclusiva para sete importantes áreas de consumo – tecnologia, moda e beleza, mídias sociais, compras, finanças, automotivo e viagens  – disponibilizados em 39 Clusters no Target Group Index.

A partir dessa segmentação, as empresas poderão dirigir seus esforços de marketing a um público específico, uma vez que se torna possível agrupar indivíduos que tendem a reagir de modo semelhante a esses esforços. Outro objetivo é determinar diferenças significativas entre grupos de compradores, separando-os de forma que as empresas consigam selecionar aqueles aos quais deseja se dirigir em determinada campanha.

Presentes nos oito países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela) em que o IBOPE Media comercializa a solução, os clusters predefinidos do Target Group Index também já existem em mais de 20 países ao redor do mundo, por meio da Kantar Media, detentora do estudo que é realizado desde 1968.

Outra novidade do IBOPE Media é o Target Group Index Light, desenvolvido para atender às demandas locais e reportar o consumo de produtos e veículos de atividade publicitária local em mais de 100 cidades do país. Além deste, o TGR Light, permite a combinação dos dados do Target Group Index com as pesquisas especiais de TV, possibilitando o planejamento de mídia em targets comportamentais.

Também está previsto o lançamento do Target Group Index Clickstream, que combinará os dados comportamentais do estudo regular, com os dados de audiência de um painel de internet. A partir deste cruzamento, o IBOPE Media passará a fornecer métricas regulares de internet, como pageviews, visitantes únicos e tempo de acesso. Essa solução será lançada, primeiramente, nos mercados argentino e colombiano e, posteriormente, no Brasil.

Por fim, também está em desenvolvimento, no IBOPE Media Lab, um modelo de análise de mix de meios, tendo o Target Group Index como principal conector da medição regular de TV, rádio, mídia impressa e internet, possibilitando um planejamento estratégico de multimeios.