Entrevistas

Target Group Index multiplica negócios e oportunidades no mercado de mídia

Em entrevista, diretora executiva multimídia do IBOPE Media fala sobre a história e as novidades da solução no país

IMG_4502
Melissa Vogel no evento em comemoração dos 15 anos do Target Group Index.

O Target Group Index, o mais completo estudo sobre os hábitos de consumo e multimeios do IBOPE Media, completou 15 anos de presença na América Latina.

Na entrevista abaixo, Melissa Vogel, diretora executiva multimídia do IBOPE Media, fala sobre o desenvolvimento da solução no Brasil e apresenta novidades que prometem agitar o mercado de mídia.

O Target Group Index completa 15 anos na América Latina. Quais as principais mudanças desse período?
MV: Através de parceria consolidada com os clientes e mercado, nos últimos 15 anos o Target Group Index tem evoluído e acompanhado as principais transformações da sociedade e consumo dos meios. Além de uma atualização constante das informações de marcas e veículos, o estudo foi gradativamente ampliado retratando as principais tendências de consumo, seja por exemplo com a inclusão de novas categorias de produtos, novas frases comportamentais, novos módulos de análise entre outros.

Em quais países o IBOPE Media disponibiliza essa solução?
MV: Nós disponibilizamos o Target Group Index na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e na Venezuela.

Qual o diferencial do Target Group Index no Brasil?
MV: O Target Group Index é realizado nas principais regiões metropolitanas do Brasil, além dos interiores de São Paulo, regiões Sul e Sudeste. Ao todo, são realizadas mais de vinte mil entrevistas anuais com pessoas de 12 a 75 anos. O estudo é baseado na metodologia single source, onde um mesmo indivíduo responde a uma série de questões sobre características demográficas, comportamentais, estilo de vida, consumo de produtos e de mídia. A solução tem um poder imensurável de multiplicação, pois possibilita um bilhão de cruzamentos entre as informações de mais de 220 categorias de produtos, 3000 marcas, 700 veículos e 250 frases atitudinais.

Como o Target Group Index contribui para um planejamento de mídia mais assertivo e eficiente?
MV:
O Target Group Index oferece uma variedade de dados e análises, que auxiliam e embasam a tomada de decisões para o planejamento de mídia e estratégias de marketing. Temos uma grande quantidade de informações do estudo que são relevantes e acordadas com o mercado, possibilitando uma infinidade de análises, que multiplicam os negócios e oportunidades para os nossos clientes. Com o Target Group Index, é possível se conhecer em detalhe o consumidor de meios, o que torna a escolha de mídias e veículos para atingir um público alvo mais assertiva. O Target Group Index é, ainda, uma solução usada para avaliação de posicionamento de marcas, produtos, embasamento para criação de conteúdos e segmentação de mercados.

A segmentação de mercados é algo novo no Target Group Index?
MV: Nós acabamos de lançar uma segmentação exclusiva para 7 importantes áreas de consumo com 39 clusters predefinidos, além do módulo já existente que permite ao cliente criar os seus próprios clusters. Lançamos em 2008, o módulo de eventos na vida, com informações sobre eventos importantes que uma pessoa viveu nos últimos 12 meses ou que pretende viver em um ano como casar, viajar e o primeiro trabalho. Neste mesmo ano, lançamos o módulo de marketing boca a boca. Já em 2010, trouxemos uma segmentação especial cruzando dados sociodemográficos como idade, composição familiar e ocupação para chegarmos na classificação de fases da vida: jovens despreocupados, solteiros que trabalham e casais sem filhos.

O Target Group Index retrata o consumidor brasileiro nas principais capitais e regiões metropolitanas do país. Quais as opções para o planejamento de mídia em mercados locais?
MV:
Entre as novidades que temos do Target Group Index este ano, está o lançamento da Família Light, que é a versão do estudo pensada para atender aos mercados não presentes na pesquisa regular. A versão contempla as características demográficas e comportamentais do consumidor, além de seus hábitos de mídia com foco em veículos e categorias com atividades locais. O questionário contém sessão fixa para as categorias de varejo, mas pode também contemplar outros segmentos de produtos importantes na região. O Target Group Index Light é realizado sob encomenda e possibilita análises em mais de 100 mercados.

Existe a versão light para outros produtos do IBOPE Media?
MV:Sim, também temos o TGR Light, que permite a combinação dos dados do Target Group Index com as pesquisas especiais de TV, possibilitando o planejamento de mídia em targets comportamentais.

Quais as novidades do Target Group Index relacionadas ao consumo de internet no Brasil?
MV:
Assim como fizemos com o TGR, unindo a base de dados do Target Group Index com as medições de audiência de TV, lançaremos em 2015 o Target Group Index Clickstream, que combinará os dados comportamentais do estudo regular, com os dados de audiência de um painel de internet. Com isso teremos informações e métricas regulares de internet, como pageviews, visitantes únicos, tempo de acesso, etc. Essa solução será lançada primeiro na Argentina e na Colômbia e depois no Brasil.

E o que temos de soluções para o planejamento de mídia multimeios?
MV:
O poder de conexão do Target Group Index nos permite conciliar em uma única base, os dados da medição regular de TV, rádio, mídia impressa e internet, possibilitando um planejamento estratégico multimeios. Nessa combinação, os dados das medições regulares são preservados. Estudamos ainda, no IBOPE Media Lab, como equalizar e tratar não apenas os dados, mas também informações provenientes de metodologias diferentes.

Compartilhar: Tweet about this on TwitterGoogle+Share on FacebookShare on LinkedIn