Notícias

TV aberta exibiu 29 mil novos comerciais nos 10 principais mercados do país*, no 1º semestre de 2015

A nova solução da Kantar IBOPE Media permite o monitoramento do lançamento de novas campanhas e outras análises de conteúdo criativo em multimeios

Além das novidades no segmento de audiência dos meios, a Kantar IBOPE Media investe também em novas ferramentas para o monitoramento e apresenta ao mercado o AdAlert, solução voltada para a análise de conteúdo criativo em multimeios.

Com este novo serviço, os clientes da Kantar IBOPE Media poderão acompanhar o lançamento de novas campanhas da concorrência, além de acessar os criativos de um anunciante ou categoria de produtos para avaliar seu posicionamento na mídia.

“Estamos muito felizes em apresentar esta nova ferramenta para o mercado. O AdAlert reunirá todos os lançamentos de campanhas em mídia eletrônica e impressa, permitindo uma visão 360° das ações dos concorrentes e a visualização das peças criativas em um único lugar. Nosso objetivo é que esse serviço torne-se uma fonte de referência e que, com ele, nossos clientes possam tomar decisões criativas e estratégicas”, afirma Rita Romero, diretora da Kantar IBOPE Media.

A partir do AdAlert é possível identificar, por exemplo, o volume de novos comerciais (considerando apenas a sua primeira exibição) lançados todos os dia na TV. No 1º semestre de 2015, aproximadamente 29.000 novos filmes publicitários foram exibidos em 10 mercados (*Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) monitorados pela Kantar IBOPE Media. As categorias Super/Hipermercados/Atacadista e Lojas de Departamento são responsáveis por mais de 51% dos novos criativos na TV.

“Setores como o de Comércio Varejo têm uma alta frequência de lançamentos de criativos. Por isso, uma campanha costuma ter vida útil de uma semana. Já o foco de setores como o de Veículos Peças e Acessórios, Higiene Pessoal e Beleza, por exemplo, é na construção e manutenção da marca. Dessa forma, a variedade de novas peças é menor, ainda que o volume de veiculações seja equivalente”, explica a executiva.

O módulo AdAlert Criativos englobará as campanhas da TV aberta, TV por assinatura, revistas e de jornais e permitirá a consulta de lançamentos por período, anunciante, marca ou por categoria de produtos. Já o módulo AdAlert Live será focado em comerciais da TV aberta e envio de alertas de novas inserções dos concorrentes em TV.